22/03/2022 às 19:17, atualizado em 23/03/2022 às 11:46

Dia Mundial da Água é celebrado no Restaurante Comunitário de Sobradinho II

Evento Um Mergulho na Fonte da Vida, com participação de mais de 2 mil pessoas, teve objetivo de sensibilizar a população sobre a preservação desse recurso natural

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“A água faz parte da alimentação. Trata-se, provavelmente, do principal nutriente para o corpo. Hoje, queremos mostrar isso também: a água como componente fundamental para a vida” – Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social do DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Eles (filhos e neto) pensam que são sócios de empresa que produz água, de tanto que gastam”, ironiza a moradora de Sobradinho II Maria Lúcia Jesus, de 52 anos. A dona de casa aproveitou a ação Um Mergulho na Fonte da Vida para mostrar ao pequeno João Lorenzo, 4 anos, a importância de usar o recurso natural de forma racional.

Mais de 2 mil pessoas passaram pelo Restaurante Comunitário de Sobradinho II, nesta terça-feira (22), durante o evento alusivo ao Dia Mundial da Água. Um Mergulho na Fonte da Vida teve como objetivo sensibilizar o público sobre a relevância da água para nossa sobrevivência e de outros seres, destacando o uso racional, a preservação e o consumo consciente.

A secretária Mayara Noronha Rocha, presente ao evento Um Mergulho na Fonte da Vida, reforçou a importância da preservação da água | Fotos: Renato Raphael / Sedes-DF

“A água faz parte da alimentação. Trata-se, provavelmente, do principal nutriente para o corpo. Hoje, queremos mostrar isso também: a água como componente fundamental para a vida”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

[Olho texto=”“Duas vertentes de ação são importantes: adaptação pela recuperação de nascentes e preservação de leitos de cursos d’água e pelo plantio de árvores que ajudam na mitigação das emissões” – Sarney Filho, secretário do Meio Ambiente” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Também presente no evento, o secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, enfatizou que a ação desenvolvida pelo Governo do Distrital Federal (GDF) no Restaurante Comunitário de Sobradinho II se traduz na preocupação com as mudanças climáticas e a consequente escassez hídrica.

“Portanto, duas vertentes de ação são importantes: adaptação pela recuperação de nascentes e preservação de leitos de cursos d’água e pelo plantio de árvores que ajudam na mitigação das emissões”, frisa o secretário do Meio Ambiente.

Responsáveis diretos pelo manejo e regulação do recurso natural no Distrito Federal, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) reforçaram, durante o evento, a importância da preservação da água.

No dia 19 de março, a Caesb promoveu um passeio ciclístico em uma das paisagens mais importantes do DF, a Floresta Nacional de Brasília (Flona). “A Caesb busca água no meio ambiente, faz o tratamento e a leva para os lares. Também tratamos o esgoto e o devolvemos na melhor condição possível para se reintegrar ao meio ambiente. Está entre as nossas atividades acompanhar e monitorar as nascentes que abastecem o DF para oferecer o melhor e mais saudável produto ao cidadão”, destaca o presidente da Caesb, Pedro Cardoso.

O Restaurante Comunitário de Sobradinho II foi palco para celebração das comemorações do Dia Mundial da Água

Nesta terça-feira (22), a Caesb levou 1,4 mil copinhos para distribuir nos 14 restaurantes comunitários. A companhia iniciou as comemorações do Dia Mundial da Água ainda em fevereiro, com a Gincana da Água, promovida pela Adasa e pela Secretaria de Educação.

Voltada ao público estudantil, das séries finais do nível fundamental, das redes pública e privada de ensino, a ação teve como objetivo formar as novas gerações dentro de uma consciência ambiental, que enxerga a água não como um bem econômico, mas como um elemento vital para todos os organismos. A divulgação do resultado da competição virtual ocorrerá no dia 28 de março.

A Adasa, que levou diversos personagens para sensibilizar as crianças por meio do entretenimento, também está na promoção da gincana. Além disso, a agência promove, na sexta-feira (25), às 7h, na Fercal, palestra sobre o uso racional da água para funcionários da Ciplan.

Já na terça-feira (29), ocorre o Fórum de Sustentabilidade do DF na Egov, com abertura solene do diretor-presidente da agência, Raimundo Ribeiro, e palestra do regulador Miguel Sartori.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“No dia 31 de março fechamos o Mês da Água com a entrega da premiação da gincana, a assinatura do acordo de cooperação que garantirá a continuidade dos atendimentos do Programa Adasa na Escola na rede pública de ensino e outras ações que propõem a conscientização em torno da atenção que damos à água no nosso dia a dia”, salientou Ribeiro.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF

Dia Mundial da Água é celebrado no Restaurante Comunitário de Sobradinho II