22/03/2022 às 20:36, atualizado em 22/03/2022 às 20:37

Edição especial da Cidade da Segurança Pública chega a Ceilândia

Sétima edição do projeto da SSP-DF leva serviços e mais segurança à região; lançamento será na quinta-feira (24)

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Cidade mais populosa do Distrito Federal, Ceilândia receberá a sétima edição da Cidade da Segurança Pública (CSP), a partir desta quarta-feira (23). Lançado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), o projeto é fundamental para a redução dos índices criminais no DF e inicia as ações pelo aniversário de Ceilândia, que completa 51 anos no domingo (27).

Os serviços ao público estarão disponíveis até sábado, das 9h às 14h, em estrutura montada no centro da cidade, ao lado do restaurante comunitário | Foto: Divulgação/SSP-DF

O policiamento será reforçado em toda a região e nas proximidades até o próximo fim de semana. Entre quarta (23) e sábado (26) serão oferecidos à população serviços – como emissão de RG, de conta de luz, orientações sobre carteira de motorista e testagem de covid-19 e dengue –, das 9h às 14h, na estrutura montada ao lado do restaurante comunitário. A cerimônia de lançamento ocorrerá na quinta-feira (24), às 11h.

[Olho texto=”“A edição em Ceilândia será especial devido à complexidade da região, pelo tamanho e população e, ainda, por concentrar um grande número de equipamentos da Segurança Pública” – Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O público poderá, ainda, visitar a unidade itinerante do Museu de Drogas da PCDF, assistir a palestras com orientações de primeiros-socorros, entre outros temas, e receber orientações do programa de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (Provid), da Polícia Militar do DF (PMDF).

As ações serão realizadas de forma integrada junto às forças de segurança – polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Detran-DF – e demais órgãos e instituições parceiras, como Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), que fará a fiscalização de apenados, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), atuando em ações de fiscalização de trânsito, sobretudo na rodovia federal BR-070.

Esta edição contará, ainda, com atuação das secretarias da Mulher, de Saúde, de Desenvolvimento Social, do Trabalho, de Justiça e Cidadania e DF Legal; do Banco de Brasília, Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Caesb, Administração Regional do Gama e Neoenergia BSB.

O Departamento Operacional (DOP), da PMDF, empregará tropas especializadas, entre elas o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) | Foto: Jaqueline Husni/Agência Brasília

“A edição em Ceilândia será especial devido à complexidade da região, pelo tamanho e população e, ainda, por concentrar um grande número de equipamentos da Segurança Pública. Uma das propostas da CSP é conhecer de perto o trabalho dos profissionais que atuam na linha de frente nas regiões, e trocar experiências e possíveis soluções para problemas comuns”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

[Olho texto=” “(A CSP) É de extrema importância para o restabelecimento e manutenção da segurança e da ordem pública. Receber um projeto tão importante na semana de aniversário de nossa região é uma grande honra” –  Fernando Fernandes, administrador regional de Ceilândia” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Somente delegacias, Ceilândia tem seis, duas delas especializadas – a Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam II) e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Há ainda um posto descentralizado do Instituto Médico Legal (IML), dois batalhões da PMDF – o 10º e o 8º –, um posto de atendimento do Detran e um novo grupamento dos bombeiros, que está sendo construído.

Para o administrador regional de Ceilândia, Fernando Fernandes, a realização da CSP é uma oportunidade de reforçar a segurança na região, uma prioridade da atual gestão. “É de extrema importância para o restabelecimento e manutenção da segurança e da ordem pública. Receber um projeto tão importante na semana de aniversário de nossa região é uma grande honra.”

Escolha da região

Para a escolha das cidades onde serão realizadas edições da CSP são considerados, além da estrutura das forças de segurança locais, levantamentos e análises criminais realizadas pelos setores de estatística e inteligência.

Outro ponto determinante é a identificação de desordens, que verificam situações como mato alto e falta de iluminação, fatores que incidem diretamente na sensação de segurança da população. “O levantamento é feito por nossa Unidade de Políticas Públicas e entregamos um relatório ao administrador, para contribuir com a gestão”, explica Júlio Danilo.

[Olho texto=”“Ceilândia é extensa e conta com vários equipamentos da Polícia Civil. Integrar nossos serviços com as demais forças na CSP é garantir ainda mais segurança para a população” – Robson Cândido, delegado-geral da PCDF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A retirada de veículos abandonados, por exemplo, está prevista no relatório de desordens em Ceilândia. Como parte da programação, a operação DF Livre de Carcaças será realizada na região. Com isso, a previsão é que sejam retiradas 20 carcaças das ruas da cidade.

Policiamento reforçado

O reforço do policiamento em Ceilândia teve início já na segunda-feira (21). A PCDF intensificou as ações, sobretudo para cumprimento de mandados de prisão. A Divisão de Operações Especiais (DOE) e outras unidades da corporação farão parte do efetivo empregado durante a CSP.

“Ceilândia é extensa e conta com vários equipamentos da Polícia Civil. É a única cidade a contar com um posto descentralizado do IML. Integrar nossos serviços com as demais forças na CSP é garantir ainda mais segurança para a população”, reforça o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido.

O Departamento Operacional (DOP), da PMDF, empregará tropas especializadas, como os batalhões de Policiamento com Cães (BPCães), de Aviação (Bavop), de Operações Especiais (Bope), Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) e Batalhão Rural.

O policiamento será reforçado em toda a região administrativa e nas proximidades até o próximo fim de semana | Foto: Divulgação/SSP-DF

“Teremos ações ordinárias realizadas pelos dois batalhões locais, o 10º e o 8º, com reforço das ações de policiamento, abordagens pessoais e veiculares, com foco em nossa operação Álcool Zero. Vamos atuar em locais com maior incidência criminal, a partir de análises de dados produzidos pela SSP-DF e pela corporação”, explica o chefe do DOP, coronel Naime.

O diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, por sua vez, explica que as ações de fiscalização e organização do trânsito irão ocorrer diariamente durante a realização da CSP em Ceilândia. “Mas iremos atuar principalmente no foco do Detran, que é a educação de trânsito”, acrescenta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Também será realizada durante a CSP a operação Quinto Mandamento, que tem como foco a redução dos crimes contra a vida e contra o patrimônio. “Geralmente, a ação é realizada em duas regiões administrativas por dia aos fins de semana, mas desta vez ocorrerá exclusivamente em Ceilândia, com ações estendidas ao Sol Nascente e Pôr do Sol”, ressalta o secretário executivo de Segurança Pública, Milton Neves.

Em paralelo a essas ações, a exposição de viaturas, a demonstração de atividades fins e a oferta de serviços acabam criando um canal direto de interlocução dos servidores das forças de segurança locais e moradores. “Isso possibilita uma ligação maior entre nossos operadores e a população, mesmo após a finalização da CSP”, avalia o secretário Júlio Danilo.

“A aproximação com servidores locais da Segurança Pública também é parte do objetivo. Faremos visitas junto aos chefes das forças de segurança aos batalhões e delegacias na cidade, para ouvir diretamente os profissionais que estão na linha de frente, que lidam diretamente com o público”, ressalta o titular da SSP-DF.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF