23/03/2022 às 18:40, atualizado em 23/03/2022 às 18:55

Emissão de documentos e testes de covid-19 para moradores de Ceilândia

Em sua sétima edição, projeto da SSP-DF em parceria com vários órgãos do GDF leva serviços de cidadania aos moradores da cidade, que completa 51 anos, e do Sol Nascente/Pôr do Sol

Por Petronilo Oliveira, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Desta quarta-feira (23) até sábado (26), a população de Ceilândia vai contar com serviços como emissão de carteira de identidade, orientações sobre habilitação e testagem de covid-19 e dengue, entre outros, sem precisar ir muito longe de casa. Esses serviços serão disponibilizados, das 9h às 14h, em estrutura montada no centro da cidade, ao lado do restaurante comunitário, dentro da programação da Cidade da Segurança Pública (CSP).

Os serviços podem ser acessados pela população até sábado (26) em estrutura montada no centro de Ceilândia, ao lado do restaurante comunitário | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A CSP é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), que a cada edição leva a uma cidade do Distrito Federal, além da prestação de serviços ao cidadão de forma itinerante – o que é feito em parceria com secretarias e órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) –, ações integradas entre as forças de segurança para reduzir os índices de criminalidade em cada região.

A CSP já passou por cidades como São Sebastião, Santa Maria e Cidade Estrutural. Exatamente quando comemora seu 51º aniversário, Ceilândia sedia a sétima edição do projeto, que tem participação das secretarias da Mulher, de Saúde, de Desenvolvimento Social, do Trabalho, de Justiça e Cidadania e DF Legal; do Banco de Brasília, Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Caesb, Administração Regional do Gama e Neoenergia BSB.

[Olho texto=”“Facilitou muito a minha vida, pois é perto da minha casa e tenho um problema na perna que dificulta a minha locomoção. Cheguei aqui, fui bem orientado” – Aldir de Souza, 46 anos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na mais recente edição da CSP, ocorrida em Santa Maria em fevereiro, foram realizados 4.252 atendimentos em serviços como emissão de carteira de identidade, credencial para idoso, orientações do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e registros na ouvidoria da SSP-DF. A expectativa é que esse número seja superado em Ceilândia, considerando que esta é a cidade mais populosa do DF.

Atendimento de qualidade

Na manhã desta quarta-feira, o montador de móveis Aldir de Souza, 46 anos, esteve na tenda da CSP para tirar a segunda via de sua carteira de identidade e se mostrou satisfeito com a estrutura montada e a qualidade no atendimento. “Facilitou muito a minha vida, pois é perto da minha casa e tenho um problema na perna que dificulta a minha locomoção. Cheguei aqui, fui bem orientado e em breve conseguirei a segunda via”, comentou.

Quem for à CSP para tirar uma segunda vida da identidade, como fez Aldir, basta levar certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia autenticada) e retirar o documento cinco dias depois no Posto de Identificação Biométrico (PIB) 3, que funciona junto ao Na Hora de Ceilândia. Quem não conseguir solicitar o documento no local tem a opção de agendar o atendimento no PIB do Na Hora. Por dia, poderão ser solicitados até 50 agendamentos.

A CSP é uma iniciativa da SSP-DF que, a cada edição, leva a uma cidade do DF promoção de cidadania e ações integradas entre as forças de segurança para reduzir os índices de criminalidade

Já o aposentado Lucinaldo Ricardo da Cruz, 58 anos, aproveitou para ser atendido pela equipe da área de saúde presente ao evento. “Já tive um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e tenho labirintite. Estava vindo para cá e acabei tropeçando por conta da tontura que me deu. Fui muito bem-atendido, tanto para avaliar minha pressão e diabetes quanto para me socorrer do corte que levei por conta da queda. São pessoas maravilhosas”, disse.

No atendimento de saúde, a CSP conta com a colaboração de alunos de medicina e enfermagem de faculdades do DF. “A gente prepara os alunos mais experientes para atender a população da melhor maneira possível. Aqui, testamos e orientamos as pessoas a seguir fazendo os tratamentos em unidades básicas de saúde. Sempre vem muita gente”, conta Layanne Antunes, 37 anos, enfermeira da rede pública de saúde do DF.

[Olho texto=”“Esse projeto aqui é de grande importância, visto que Ceilândia é a maior região administrativa e traz consigo também o maior índice de criminalidade” – Fernando Fernandes, administrador regional de Ceilândia” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

E a Secretaria da Mulher tem papel muito importante no evento, como relata Laura Alice Buarque, chefe de Unidades Móveis, da Subsecretaria de Promoção das Mulheres. “A gente faz o acolhimento das mulheres e mostra os programas e cursos que a secretaria tem para avaliar em qual ou quais elas se encaixam. Aqui em Ceilândia, muitas relatam casos de violência doméstica. Agora mesmo orientei uma senhora a fazer um boletim de ocorrência para que os órgãos de segurança investiguem o caso”, conta.

Segurança reforçada

No que se refere às ações de segurança, elas são feitas, durante a CSP, em conjunto pelas polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros, Detran-DF e instituições parceiras, como Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). Já na segunda-feira (21) a PCDF reforçou suas ações na região, sobretudo para cumprimento de mandados de prisão.

Até domingo, serão intensificadas as abordagens pessoais e veiculares pelas polícias Militar e Civil, com o emprego, inclusive, de tropas especializadas, como os batalhões de Policiamento com Cães (BPCães), de Aviação (Bavop), de Operações Especiais (Bope), Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) e Batalhão Rural.

A CSP já passou por cidades como São Sebastião, Santa Maria e Cidade Estrutural e chega a Ceilândia exatamente quando a cidade comemora seu 51º aniversário

“Esse projeto aqui é de grande importância, visto que Ceilândia é a maior região administrativa e traz consigo também o maior índice de criminalidade. Pretendemos fazer uma grande gestão de operações por toda a cidade e também pelo Sol Nascente/Pôr do Sol, que fazem fronteira”, diz administrador regional                                                                         de Ceilândia, Fernando Fernandes.

O administrador lembra que também será deflagrada na região administrativa, nestes dias de CSP, a Operação Quinto Mandamento, “com o intuito de cumprirmos mandados de prisão, assim como vários mandados de busca e apreensão”, explica Fernandes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, explica que a escolha da região que receberá a CSP leva em consideração critérios técnicos, como a estrutura das forças de segurança locais, levantamentos e análises criminais, perfil socioeconômico da região e mapeamento de desordens. “Em Ceilândia, algumas questões também foram essenciais, como a complexidade da região, proximidade com rodovias federais, relação entre áreas urbana e rural e a densidade populacional. Desta forma, podemos trabalhar as demandas da cidade de forma regionalizada.”

Confira serviços e outras atividades que estão confirmados nesta edição da CSP em Ceilândia:

– Exposição de viaturas
– Museu de Drogas da PCDF
– Detran Móvel
– Realização de testes covid-19 e dengue
– Emissão de identidades
– Ouvidoria SSP-DF
– Delegacia Móvel da Mulher
– Ônibus da Mulher
– Oficinas e palestras
– Provid PMDF
– Proerd
– Lobo Guará
– BRB Móvel
– Serviços Neoenergia
– Credencial para idoso
– Atividades de entretenimento para crianças

Emissão de documentos e testes de covid-19 para moradores de Ceilândia