23/03/2022 às 20:29, atualizado em 23/03/2022 às 20:46

Mães do Criança Feliz Brasiliense ganham dia de autocuidado

Cras Samambaia Sul promoveu evento em alusão ao Mês da Mulher para as mães participantes do programa, com café da manhã, dia de beleza e distribuição de brindes

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Samambaia Sul convidou, nesta terça-feira (23), as mães atendidas pelo programa Criança Feliz Brasiliense para um dia especial em homenagem ao Mês da Mulher. “Cuidar de quem cuida”. Esse foi o tema deste dia de autocuidado para as 18 mães com filhos pequenos acompanhadas pelos visitadores do programa.

No evento, as mães foram recebidas com café da manhã e participaram de um sorteio de brindes. Elas também receberam um voucher para cortar o cabelo e fazer manicure | Foto: Renato Raphael/Sedes

O Criança Feliz Brasiliense atende gestantes e famílias em vulnerabilidade social com crianças na primeira infância, entre zero e seis anos de idade, para fortalecer os vínculos familiares e garantir o desenvolvimento saudável dos pequenos.

No evento, as mães foram recebidas com café da manhã e participaram de um sorteio de brindes. Elas também receberam um voucher para cortar o cabelo e fazer manicure. Para as crianças que acompanharam as mães, pintura de rosto e espaço para desenhar e pintar.

[Olho texto=”“Desde que as visitas começaram, há poucos meses, minha filha desenvolveu muito. Ela já andava, mas não falava nada. Com os estímulos para o desenvolvimento cognitivo dela e os cuidados da visitadora que vai na minha casa toda semana, hoje ela fala tudo, é uma tagarela” – Eudislene Pereira da Silva, 39, mãe” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Já que elas são cuidadoras, nós pensamos: que tal nós cuidarmos delas também? Com uma palestra, um lanchinho, sorteio de brindes, mas também pensando nas crianças, para que elas pudessem participar do evento e as mães ficassem mais à vontade. Nós queremos um ambiente agradável e acolhedor para as crianças, já que elas também são o foco do programa”, destacou a psicóloga Simone Campos, servidora do Cras Samambaia Sul e técnica de referência do programa Criança Feliz Brasiliense na unidade gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Uma das mães que integram o programa e estavam lá para prestigiar a festa foi Eudislene Pereira da Silva, de 39 anos. Referenciada no Cras Samambaia Sul, Eudislene está desempregada e, atualmente, sustenta as quatro filhas com benefícios sociais, como o DF Social, o Cartão Gás e o Auxílio Brasil, do governo federal. Ela já participou de dois ciclos de seis meses do Cartão Prato Cheio e aguarda para receber o terceiro.

Com o Criança Feliz Brasiliense, Eudislene se sente “acolhida e abraçada”, nas palavras dela. A filha dela mais nova, de dois anos, é acompanhada semanalmente por uma visitadora do programa.

“Desde que as visitas começaram, há poucos meses, minha filha desenvolveu muito. Ela já andava, mas não falava nada. Com os estímulos para o desenvolvimento cognitivo dela e os cuidados da visitadora que vai na minha casa toda semana, hoje ela fala tudo, é uma tagarela”, relata. “A convivência com a visitadora tem sido muito importante, ela evoluiu bastante. Eu sou muito grata”.

Presente no evento, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, ressaltou que as mulheres e as mães chefes de família são prioridade na rede de proteção social do DF.

“O Criança Feliz Brasiliense é de extrema importância. Cuida da pessoa na fase que eu considero mais essencial, porque é ali que se estabelece o vínculo, é ali que se estabelece a personalidade, a forma como aquela pessoa vai ser ao longo da vida. Lembrando que o programa é executado pela Sedes em parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC), o Iecap. Nessa gestão, nós conseguimos dobrar o número de famílias atendidas, de 1,6 mil para 3,2 mil”, pontua. “Estamos fechando o Mês da Mulher com chave de ouro, trabalhando de forma intersetorial para proporcionar tudo que essas mães precisam para cuidar dos seus filhos.”

[Olho texto=”“Essa palestra foi muito boa, reforçou que tenho que cuidar de mim também, além dos meus filhos. E é o que vou fazer daqui para a frente” – Domingas Pereira, 37 anos, mãe” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Palestra

O evento no Cras Samambaia Sul para as mães do Criança Feliz Brasiliense teve ainda a palestra “Cuidando do Cuidador”, ministrada pelo médico da família Tiago Sousa Neiva, da coordenação da Saúde do Servidor da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Também moradora de Samambaia Sul e chefe de família, Domingas Pereira, de 37 anos, considerou pertinente essa mensagem de autocuidado.

“Essa palestra foi muito boa, reforçou que tenho que cuidar de mim também, além dos meus filhos. E é o que vou fazer daqui para a frente”, promete.

Domingas é mãe de um menino de 6 anos e de Catarina, de um ano, que é acompanhada pelo programa Criança Feliz Brasiliense e foi com a mamãe ao evento do Cras. Desde que a caçula nasceu, Domingas tem feito apenas bicos e trabalhado como manicure em casa.

“O programa tem me ajudado nos cuidados com minha bebê. A visitadora vai na minha casa, conversa com ela, faz atividades. Teria sido muito bom se meu filho mais velho tivesse tido acesso ao programa também, ainda mais ele que já é inteligente. Teria desenvolvido bem mais”.

Criança Feliz Brasiliense

O Criança Feliz Brasiliense foi instituído no Distrito Federal em 2019. E é baseado em dois pilares: Visita domiciliar e Intersetorialidade.

As visitas domiciliares são executadas pela Sedes, por meio de parceria com Organizações da Sociedade Civil, com o objetivo de fortalecer o papel protetivo da família, as habilidades parentais, e o vínculo das famílias por meio de abordagens que priorizem um cuidado integral com um ambiente estável e sensível às necessidades das crianças, com proteção contra ameaças e oportunidades de aprendizagem precoce.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As famílias interessadas em participar do Criança Feliz Brasiliense podem manifestar interesse durante o atendimento nos Cras das 16 regiões abrangidas pelo programa, que, assim que surgirem vagas, as equipes de visitas entrarão em contato direto com as famílias. O programa atende Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Estrutural, Gama, Santa Maria, Planaltina, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Paranoá, Sobradinho, Fercal, Varjão e Itapoã.

*Com informações da Sedes