24/03/2022 às 16:19, atualizado em 24/03/2022 às 16:20

Alunos de engenharia farão visita técnica ao Túnel de Taguatinga

Ação é piloto de programa que GDF pretende expandir para outras obras em parceria com instituições de educação superior

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Além de aquecer a economia e gerar diversos empregos, a quantidade de obras públicas espalhadas por todo o DF carrega algo valioso e essencial para o futuro da cidade: o acúmulo de conhecimento. E é com o intuito de compartilhar esse saber e proporcionar uma experiência única que o GDF vai iniciar um programa de visitas técnicas às obras em andamento no DF com os alunos de cursos superiores de diversas áreas do conhecimento.

As visitas técnicas devem ser realizadas sempre às sextas-feiras pela manhã. Os alunos serão acompanhados por um técnico de segurança e um engenheiro da obra | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

[Olho texto=”“As obras em andamento no DF são grandiosas e complexas. O conhecimento e a experiência ali adquiridos são fundamentais para a formação do profissional. Abrir as portas das obras para os alunos é investir no futuro humano e profissional do DF” – Luciano Carvalho, secretário de Obras” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A primeira visita será nesta sexta-feira (25), às 9h. Cerca de 30 alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) farão uma visita técnica às obras do Túnel de Taguatinga. “É um piloto. Vamos verificar qual a melhor dinâmica e avaliar em conjunto um padrão para facilitar o andamento das visitas. Logo vamos publicar as formas de contato e agendamento das visitas para todas instituições do DF”, adianta o  engenheiro civil do GDF e coordenador do programa, Maurício Canovas.

A ideia é que as visitas técnicas sejam realizadas sempre às sextas-feiras pela manhã. Os alunos serão acompanhados por um técnico de segurança e um engenheiro da obra, responsáveis por realizar as explicações técnicas aos alunos.

Inicialmente, as obras selecionadas para visitas técnicas são o Túnel de Taguatinga e os viadutos da Estrada Parque Setor Policial (ESPM). As opções, contudo, devem aumentar, uma vez que outros órgãos do GDF, como Novacap e DER, já demonstraram interesse em abrir as portas de suas obras em andamento.

Para o secretário de Obras do GDF, Luciano Carvalho, esta iniciativa fortalece uma característica da gestão atual de estimular e promover uma cultura de formação profissional e zelo com as obras de artes especiais da cidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“As obras em andamento no DF são grandiosas e complexas. Impressionam até os profissionais mais experientes. O conhecimento e a experiência ali adquiridos são fundamentais para a formação do profissional. Abrir as portas das obras para os alunos é investir no futuro humano e profissional do DF”, afirma o secretário.

*Com informações da Secretaria de Obras