24/03/2022 às 09:22, atualizado em 24/03/2022 às 09:23

Concurso de receitas é nova atração da Feira da Goiaba de Brazlândia

Com o objetivo de divulgar a fruta e desafiar a criatividade dos participantes, o evento será realizado na próxima terça-feira (29)

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“O objetivo é divulgar nossa produção de goiaba e mostrar para o público da cidade alimentos doces e salgados que podem ser preparados com a fruta. Como estamos em período de safra, a goiaba é encontrada com abundância em feiras e supermercados” – Denise Fonseca, presidente da Emater-DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Como parte da programação da 7ª Feira da Goiaba de Brazlândia, a Emater-DF vai promover na próxima terça-feira (29), pela primeira vez, o Concurso de Receitas com Goiaba. Os pratos serão preparados na cozinha do curso de gastronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB), em evento fechado para o público externo, e a premiação será realizada no dia 2 de abril (sábado), durante o evento.

Voltado para moradores da área rural do Distrito Federal, a ação é um trabalho conjunto da Emater-DF com a Universidade Católica de Brasília, a Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) e a Administração Regional de Brazlândia.

De acordo com a extensionista rural Luciana Xavier, uma das coordenadoras do concurso, o objetivo é estimular a criatividade dos agricultores, trabalhadores rurais e moradores do campo, além de incentivar o consumo da goiaba pela população.

“Estamos organizando a atividade nos mesmos moldes do concurso de receitas com morango, que já virou tradição no DF”, explica. Neste ano, a Feira da Goiaba será realizada nos primeiros dois fins de semana de abril, nos dias 1º, 2 e 3 e, posteriormente, nos dias 7, 8, 9 e 10 de abril.

O objetivo do concurso é estimular a criatividade dos agricultores, trabalhadores rurais e moradores do campo, além de incentivar o consumo da goiaba pela população | Fotos: Divulgação / Emater-DF

Além de criar uma nova atração para o evento, Luciana acredita que o certame desafia a criatividade dos participantes. “É difícil elaborar receitas com uma fruta como a goiaba. Acho que o resultado vai ser bem interessante e vamos ter boas surpresas”, acrescenta.

Os participantes serão separados em grupos, que ficarão responsáveis pelo preparo e apresentação das receitas. O preparo dos pratos vai acontecer na cozinha industrial da UCB e será supervisionado por estudantes e professores do curso de gastronomia da universidade. A avaliação será feita por chefs convidados, que vão analisar critérios como criatividade, aparência e sabor.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O objetivo é divulgar nossa produção de goiaba e mostrar para o público da cidade alimentos doces e salgados que podem ser preparados com a fruta. Como estamos em período de safra, a goiaba é encontrada com abundância em feiras e supermercados. Esse evento é mais uma forma de estimular o consumo, mostrando possibilidades gastronômicas”, aponta a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

Serviço
Concurso de Receitas com Goiaba
– Data: 29/3 (terça-feira), às 14h (evento fechado para o público externo)
– Local: Universidade Católica de Brasília (UCB)

Premiação
– Data: 2/4 (sábado), às 14h
– Local: Festa da Goiaba de Brazlândia – Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) / BR-080, km 5, Brazlândia-DF