25/03/2022 às 18:25, atualizado em 25/03/2022 às 18:58

Adote uma Praça recupera espaço abandonado em Samambaia

Empresário que reformou o equipamento, obra feita por meio de PPP, pretende transformar local em espaço multiúso

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Com investimento de mais de R$ 400 mil, o empresário Sálvio Humberto Matos, proprietário do Centro Clínico Samambaia, decidiu adotar a praça em frente ao seu empreendimento, na QS 122 de Samambaia Sul. Com recursos próprios, ele transformou um espaço que estava abandonado, mal-iluminado e com sérios problemas de violência, na Praça dos Ipês, inaugurada nesta sexta-feira (25).

 

Depois de três meses de obra, a Praça dos Ipês foi entregue à comunidade de Samambaia nesta sexta-feira (25). De acordo com o administrador regional Gustavo Aires, o equipamento vai beneficiar a escola que fica ao lado e os moradores que transitam nessa região | Fotos: Vinicius de Melo/Agência Brasília

O novo equipamento foi totalmente reformado por meio do programa Adote uma Praça, do Governo do Distrito Federal (GDF), em uma cooperação entre a Secretaria de Projetos Especiais e a Administração Regional de Samambaia. Por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), o empresário investiu na obra e assumiu a manutenção do equipamento público que, segundo ele, “vai se transformar em um espaço multiúso da cidade”.

Entre os benefícios que a Praça dos Ipês ganhou com a reforma estão a colocação de paralelepípedos, construção de passeios e calçadas e pintura de faixas no estacionamento. Os postes de iluminação foram trocados e as lâmpadas passam a ser de LED. A quadra de esportes também foi restaurada e o espaço de convivência recebeu novos bancos de concreto e gramado.

[Olho texto=”“Hoje, essa cidade não está mais abandonada porque tem o cuidado e o carinho do nosso maestro, o governador Ibaneis Rocha. Sabemos que, depois que foi criada, nunca mais nenhum governo cuidou de vocês. Agora, esta população está sob o cuidado deste governo, que está transformando Samambaia” – Paco Britto, vice-governador” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Quando abri meu negócio, procurei a administração regional porque a praça estava escura, cheia de problemas. Mas sabemos que os recursos do governo nem sempre são suficientes para consertar tudo. Então, resolvi adotar este espaço”, explicou Sávio, que levou três meses para entregar a Praça dos Ipês totalmente reconfigurada à comunidade.

De acordo com o administrador regional de Samambaia, Gustavo Aires, os empresários da cidade têm sido grandes parceiros da população. “E um dos resultados disso está sendo visto hoje, com a entrega dessa praça, que vai beneficiar a escola que fica aqui ao lado e os moradores que transitam nessa região”, comemorou. “É lindo ver todos envolvidos e engajados no mesmo propósito, que é trazer bem-estar e qualidade de vida para a população”, completou a administradora do Centro Clínico Samambaia, Nayara Venâncio.

Esta foi a primeira obra inaugurada em Samambaia pelo Adote uma Praça, mas já estão previstas outras duas inaugurações pelo projeto: o primeiro ParCão da cidade, que começou a tomar forma em uma área na Quadra 101, em frente ao Estádio Rorizão, e outra nas quadras 600, adotada por uma academia.

Entre os benefícios, o espaço de convivência ganhou novo gramado e bancos de concreto, conjunto que será integralmente mantido pelo empresário parceiro do programa Adote uma Praça

O programa do GDF visa à manutenção e recuperação de áreas públicas por meio de parcerias com empresários e moradores do DF. De acordo com o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade, o projeto já foi responsável por revitalizar e reformar mais de 200 espaços em todo o Distrito Federal.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O vice-governador Paco Britto – que representou o governador Ibaneis Rocha na inauguração – lembrou que as parcerias já renderam bons frutos para a cidade, como o Hospital Acoplado de Samambaia, inaugurado no ano passado pelo governador Ibaneis, que entregou à população 102 novos leitos integrados ao Hospital Regional de Samambaia, totalmente construído com recursos da iniciativa privada, captados por meio do Comitê Todos Contra a Covid.

“Hoje, essa cidade não está mais abandonada porque tem o cuidado e carinho do nosso maestro, o governador Ibaneis Rocha. Sabemos que, depois que foi criada, nunca mais nenhum governo cuidou de vocês. Agora, esta população está sob o cuidado deste governo, que está transformando Samambaia”, enfatizou o vice-governador.

Praça dos Ipês, em Samambaia Sul, é restaurado em parceria