26/03/2022 às 09:29

Parque Educador dá início às atividades do primeiro semestre

Projeto de educação ambiental que leva estudantes a parques ecológicos do DF retoma formato presencial com a expectativa de atender 144 escolas e 5.760 alunos neste ano

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

[Olho texto=”“É importante que todos conheçam a biodiversidade e a importância desses espaços para a sustentabilidade do planeta. Queremos melhorar a qualidade de vida dos alunos no dia a dia, por meio desse projeto, porque quando a gente conhece, a gente respeita e cuida”” assinatura=” – Luzia Carvalho, professora do Projeto Parque Educador” esquerda_direita_centro=”direita”]

As atividades do Projeto Parque Educador, realizado pelo Instituto Brasília Ambiental em parceria com as secretarias de Educação (SEE) e do Meio Ambiente (Sema), foram iniciadas nesta semana. A expectativa é de que 69 escolas sejam atendidas ainda no primeiro semestre de 2022, beneficiando 2.680 estudantes da rede pública de ensino.

O educador ambiental e coordenador do projeto, Luiz Felipe Blanco, celebra o retorno das atividades presencias. “A retomada foi muito boa, estávamos ansiosos por isso e as escolas também. Nesse primeiro momento, as escolas estão passando por um processo de readaptação e seguimos confiantes que o restante do semestre será bem produtivo”, ressalta.

Já a professora e bióloga Luzia Carvalho, que atua pelo projeto no Parque Ecológico Águas Claras, enfatiza a importância do conhecimento adquirido pelos alunos nas unidades de conservação. “No parque, eles têm a oportunidade de aprender sobre cerrado, água, sustentabilidade, biodiversidade, educação ambiental e patrimonial in loco, fazendo trilhas ou caminhando pelo parque”, aponta.

Estudantes em visita ao Parque Ecológico de Águas Claras: retorno às atividades presenciais do projeto | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Ela ainda destaca o quanto o projeto contribui para a formação da consciência ambiental dos estudantes. “É importante que todos conheçam a biodiversidade e a importância desses espaços para a sustentabilidade do planeta. Queremos melhorar a qualidade de vida dos alunos no dia a dia, por meio desse projeto, porque quando a gente conhece, a gente respeita e cuida”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Integração

O Parque Educador foi criado em 2018 para fortalecer a educação ambiental, ampliar o espaço educativo das escolas públicas e aumentar a integração da comunidade com os parques. De lá para cá, já envolveu 122 escolas e 8.023 estudantes. Para este ano, estão previstas a participação de 144 escolas e até 5.760 estudantes em duas edições.

A iniciativa ocorre nos parques ecológicos Saburo Onoyama (Taguatinga), Três Meninas (Samambaia), Riacho Fundo, Águas Claras, Sucupira/Esecae (Planaltina) e Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul).

*Com informações do Brasília Ambiental