27/03/2022 às 11:05, atualizado em 27/03/2022 às 21:22

GDF e representação de Quebec avançam em acordo com a Fábrica Social

Visita técnica ao equipamento público ocorre como um dos desdobramentos da aproximação do EAI com o projeto “Journées Québec BRÉSIL” 

Por Agência Brasília* | Editor: Saulo Moreno

[Olho texto=”“O BQSP facilita a qualificação no idioma francês de pessoal técnico em áreas estratégicas para Quebec, atuando em parceria com entes locais para construir relações sustentáveis de recrutamento profissional em que ambas as localidades saiam ganhando. Quando essas pessoas vão para Quebec, ganham experiência profissional, voltam e transferem esse aprendizado para a cidade” – Renata Zuquim, chefe do EIA-GDF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI-GDF), Renata Zuquim, fez uma visita técnica, em companhia de Bard Nordby e Hércules Kuster, diretor de Serviços de Imigração e adido de Promoção e Prospecção do Escritório do Quebec em São Paulo  (BQSP), respectivamente, e do Secretário de Estado da Secretaria de Trabalho (SETRAB) do GDF, Thales Mendes Ferreira, à Fábrica Social. O equipamento público é um Centro de Capacitação Profissional que cria oportunidades  para inserção no mercado de trabalho e geração de autonomia socioeconômica.

A visita técnica à Fábrica Social, nesta sexta-feira (25), ocorreu como desdobramento da aproximação do EAI com o projeto “Journées Québec BRÉSIL”, do BQSP, que busca recrutar trabalhadores brasileiros para atuar na cidade de Quebec nas áreas de games, manufatura, saúde, enfermagem, tecnologia e informação, entre outras.

A chefe do EAI ressaltou que “o BQSP facilita a qualificação no idioma francês de pessoal técnico em áreas estratégicas para Quebec, atuando em parceria com entes locais para construir relações sustentáveis de recrutamento profissional em que ambas as localidades saiam ganhando. Quando essas pessoas vão para Quebec, ganham experiência profissional, voltam e transferem esse aprendizado para a cidade.”

Em visita à Fábrica Social em companhia da chefe do EIA-GDF e de representantes da cidade de Quebec, o secretário Thales Mendes Ferreira afirmou: “O que vemos hoje na Fábrica Social, não se vê em nenhum estado do Brasil, quando se fala da área social na indústria têxtil” | Fotos: Escritório de Assuntos Internacionais do GDF

O secretário da Setrab falou sobre o trabalho executado no local. “O que vemos hoje na Fábrica Social, não se vê em nenhum estado do Brasil, quando se fala da área social na indústria têxtil. A capacidade hoje é de 1.500 alunos, atualmente com o número reduzido devido a pandemia. E a ideia do Governo do Distrito Federal é ampliar isso. Descentralizar a Fábrica Social para outras cidades. O GDF vai investir ainda este ano 2 milhões de reais em programas de qualificação profissional”, afirmou Thales Mendes Ferreira.

“É uma experiência internacional que leva mão de obra não existente em Quebec até a região, qualifica o empregado que volta para o Brasil com uma bagagem, auxiliando no processo de transferência de tecnologia”, afirmou Hércules Kuster.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O “Journées Québec BRÉSIL” faz parte da Québec International, uma agência de desenvolvimento econômico da região canadense que supervisiona atividades de recrutamento no exterior juntamente com estabelecimentos de ensino e/ou empregadores. O portal é gerenciado em colaboração com atores regionais e governamentais envolvidos no processo de imigração.

*Com informações do EIA-GDF