30/03/2022 às 16:20

Retomada a contratação de vigilantes nas escolas

Processo estava suspenso desde 2021 para adequações requisitadas pelo Tribunal de Contas do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Esse serviço é essencial para a rede pública, afinal é a vigilância patrimonial das nossas escolas”” assinatura=” – Isaías Aparecido, subsecretário de Apoio às Políticas Educacionais” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para dar continuidade aos serviços de vigilância já prestados em toda a rede pública do Distrito Federal, a Secretaria de Educação (SEE) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (30) a reabertura do pregão eletrônico nº 09/2021. O edital prevê a contratação de empresa especializada na vigilância armada (letal e não letal) e supervisão motorizada das unidades de ensino. O valor estimado é de R$ 296.670.053,52.

Segurança no portão da escola: serviço já contempla a rede pública de ensino do DF | Foto: Mary Leal/SEE

É um processo de serviço continuado com duração de 12 meses, podendo ser prorrogado. Foi iniciado em 2021. Após a abertura, ficou suspenso para atender especificações técnicas solicitadas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Uma vez resolvida a questão, a contratação foi retomada.

A empresa vencedora também deverá fornecer a mão de obra qualificada, materiais e equipamentos necessários para atender de forma eficaz as instituições educacionais e unidades orgânicas – como gabinete, subsecretarias, Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (Eape) e coordenações regionais de ensino da Secretaria de Educação (SEE). “Esse serviço já é prestado em toda a rede da Secretaria de Educação, e não há alteração do objeto”, ressalta o subsecretário de Apoio às Políticas Educacionais, Isaías Aparecido. “É essencial para a rede pública, afinal é a vigilância patrimonial das nossas escolas.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O serviço de vigilância não tem qualquer relação com o Plano de Urgência pela Paz nas Escolas, lançado na última segunda-feira para inibir a violência entre os estudantes. Todas as ações que envolvam investigação, contenção ou medidas preventivas na área de segurança do plano serão executadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e seus órgãos, como as polícias Civil e Militar.

Confira aqui o edital.

*Com informações da Secretaria de Educação