31/03/2022 às 15:28, atualizado em 31/03/2022 às 19:21

Arniqueira ganha espaço para ajudar microempreendedores

Cidade é a 29ª do Distrito Federal a receber uma Sala do Empreendedor. Serviço permanente facilita a abertura de negócios e a regularização de atividades informais

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

A Administração Regional de Arniqueira inaugurou, nesta semana, a Sala do Empreendedor em sua sede. O serviço, uma parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) com o Sebrae-DF, dinamiza o atendimento a microempreendedores, facilitando a abertura de negócios e a regularização de atividades informais.

Presente em 29 regiões administrativas, a Sala do Empreendedor oferece serviços como a obtenção do número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e a emissão do certificado de microempreendedor (MEI) e de certidões, além de dar orientações sobre como adquirir crédito e taxas especiais. O espaço também promove palestras e cursos de capacitação.

Francisco dos Santos foi à Sala do Empreendedor e obteve auxílio para confecção da declaração anual do MEI | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O local já foi usado e aprovado pelo vendedor de lanches Francisco dos Santos, 68 anos. Seu Chico, como é conhecido na cidade, possui um comércio na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), um dos bairros de Arniqueira, saiu da informalidade há dois anos e esteve na sala para resolver outros assuntos relacionados ao seu negócio.

Artemisa Oliveira buscou atendimento para verificar os documentos necessários para exercer de forma correta o seu comércio | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Tenho um pequeno quiosque onde vendo churrasquinho, jantinha e outras comidas. Tinha uma pessoa que me ajudava com essa história do MEI, mas agora vou fazer tudo na administração”, revela Francisco. Ele, por sinal, teve o auxílio do atendente para confecção da declaração anual do MEI e já saiu de lá com o imposto de renda quitado. “Graças a Deus, deu tudo certo. Eles também imprimiram para mim o documento de arrecadação mensal, que é o imposto que pagamos. Já gosto de pagar tudo adiantado.”

[Olho texto=”“Aqui em Arniqueira, temos artesãos, feirantes e ambulantes. Muitas vezes, eles querem se tornar um microempreendedor individual e não sabem nem por onde começar”” assinatura=” – Telma Rufino, administradora de Arniqueira” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A desempregada Artemisa Oliveira, 48, também procurou a Sala do Empreendedor para pleitear uma autorização para trabalhar como ambulante na Quadra QS 11.  Verificou os documentos necessários para exercer de forma correta seu comércio. “É melhor a gente fazer tudo dentro do padrão, tudo certinho e não correr nenhum perigo de proibirem nossa atividade. E estou precisando muito trabalhar”, pontua.

Aproximação com a comunidade

“A sala passa a ser o ambiente mais próximo da comunidade local, um espaço onde o empreendedor chega e sai com a solução de seu problema”, explica o gestor do projeto Cidade Empreendedora, Everton Saúde. O projeto do Sebrae engloba a Sala do Empreendedor. “Ofertamos e disponibilizamos também cursos e palestras quando o órgão identifica grupos de comerciantes que buscam, entre outras situações, sair da informalidade ou como regularizar seu comércio”, diz.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com a administradora de Arniqueira, Telma Rufino, o serviço é de grande valia para muitos que querem organizar seu negócio e não sabem como fazê-lo. “Aqui em Arniqueira, temos artesãos, feirantes e ambulantes. Muitas vezes, eles querem se tornar um microempreendedor individual e não sabem nem por onde começar”, observa. “Tem uma senhora, por exemplo, que comercializa bolos no pote e me disse que precisava ter um endereço para o negócio dela, um CNPJ. Agora, já sabe como fazer”.

Serviços disponíveis:

– Obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
– Emissão do Certificado de Microempreendedor Individual (CCMEI);
– Emissão e impressão de boletos DAS;
– Impressão do Relatório de Receita Bruta das empresas;
– Emissão e impressão da declaração anual do SIMEI;
– Emissão de certidões negativas de débitos;
– Orientações sobre microcréditos;
– Palestras e cursos.

Local: Administração Regional de Arniqueira – Setor Habitacional Arniqueira, Área Especial 1
Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Arniqueira ganha espaço para ajudar microempreendedores