31/03/2022 às 12:04

Oficina vai explorar sabores da goiaba com receitas simples

Atividades fazem parte da programação de evento que começa nesta sexta-feira (1º) em Brazlândia

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”A goiaba, entre outras destinações, pode ser usada até para dar sabor à cerveja” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com o objetivo de estimular a criatividade das pessoas e o uso da goiaba em pratos doces e salgados, a Emater promoverá duas oficinas gastronômicas durante a 7ª Feira da Goiaba de Brazlândia. As aulas práticas serão realizadas nos dois próximos sábados de abril (2 e 9), às 16h, próximo à praça de alimentação do evento. Com duração de aproximadamente 30 minutos, as oficinas vão mostrar as etapas de preparação das receitas, além de oferecer uma pequena degustação do alimento após o preparo.

O técnico em agroindústria Flávio Bonesso conduzirá a oficina | Foto: Divulgação/Emater

O objetivo é apresentar as variadas formas de consumir a fruta, que, neste período de safra, é encontrada em abundância nas feiras e supermercados. “A maioria das pessoas, quando se fala em goiaba, pensa no suco ou no doce, mas é uma fruta muito versátil que pode ser usada em pratos doces ou salgados e é usada até para dar sabor especial à cerveja”, ressalta o técnico em agroindústria da Emater Flávio Bonesso.

No sábado (2), a oficina vai mostrar como fazer o molho barbecue de goiaba. “Pode ser usado tanto em frango quanto em carne suína e bovina e é bastante saboroso”, conta Flávio. O molho preparado será saboreado com costelinha assada.

Já no sábado seguinte (9), o técnico vai ensinar a fazer um romeu e julieta cremoso com goiabada derretida e creme de queijo. “Como serão aulas rápidas, escolhi receitas de preparo simples para mostrar formas diferentes de aproveitar a goiaba”, explica.

A feira

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A 7ª Feira da Goiaba começa nesta sexta-feira (1º), às 18h, na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia. O evento celebra a época de colheita da fruta mais abundante do Distrito Federal e é realizado em dois finais de semana consecutivos. Aos sábados e domingos, a programação vai das 10h às 22h. A praça de alimentação funcionará até a meia-noite.

Serviço
* Oficina gastronômica
Dias 2 e 9/4, a partir das 16h, no Espaço TV Goiaba, na Arcag, em Brazlândia. As inscrições podem ser feitas no local.

* Com informações da Emater