02/04/2022 às 16:30

Dia de vacinação contra a covid no Caic Santa Paulina, no Paranoá

Mais uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação leva a vacina para dentro de escola

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Neste sábado (2), ocorreu mais uma ação conjunta entre as secretarias de Educação e de Saúde. Desta vez, o Caic Santa Paulina, no Paranoá, foi palco para a vacinação contra a covid-19. No local, foram disponibilizadas 1.100 doses iniciais para aplicação não só em crianças, mas também nos demais públicos aptos a receber o imunizante, inclusive, a quarta dose para idosos a partir de 80 anos.

Foram disponibilizadas no Caic Santa Paulina 1.100 doses iniciais para aplicação não só em crianças, mas também nos demais públicos|  Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

A pequena Maria Clara Silva, 10 anos, estava radiante ao tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus. “A picadinha nem doeu. O recado que eu dou pra todo mundo é que venha se vacinar, porque a covid-19 é uma doença perigosa e já matou muitas pessoas”, afirmou.

[Olho texto=”“O trabalho conjunto com a Secretaria de Educação traz o lúdico para perto de todos e transforma a vacinação em uma grande festa. Lembrando que tem vacina disponível para todos os públicos e de todas as idades” – Manoel Pafiadache, secretário de Saúde” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Letícia Fernandes, 5 anos, ficou tão ansiosa para tomar a segunda dose do imunizante contra a covid-19 que acordou de madrugada querendo ir logo para a escola. Mesmo tendo autismo, se mostrou muito corajosa e nem chorou na hora da agulhada. De acordo com a mãe dela, Cristiene Fernandes, 39 anos, Letícia adora se vacinar.

A vacinação deste sábado contou com muita animação. Além da presença do Mickey para fazer a alegria da criançada, a ação ainda contou com um DJ tocando músicas infantis e entrega de pipoca e algodão doce.

“O trabalho conjunto com a Secretaria de Educação traz o lúdico para perto de todos e transforma a vacinação em uma grande festa. Lembrando que tem vacina disponível para todos os públicos e de todas as idades”, destacou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, que prestigiou o evento.

Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o objetivo de todos é alcançar o maior número possível de pessoas vacinadas. “Nossas escolas estão de portas abertas para as crianças e seus familiares se vacinarem”, destacou.

O autônomo Helvécio Dias aproveitou a vacinação na escola em que o filho, Arthur Gustavo, 8 anos, estuda para reforçar a imunização. “Meu filho não tomou a segunda dose porque estava gripado. Mas quando a escola avisou que teria essa vacinação hoje, aproveitei para trazê-lo e, também, tomar a minha vacina. Temos que nos prevenir ao máximo contra essa doença”, afirmou.

Dona Nair Maria Kineipp, 93 anos, foi receber seu reforço na escola | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

Segunda dose de reforço

Teve início, na sexta-feira (1º) a aplicação da quarta dose em pessoas de 80 anos ou mais. A vacinação no Caic Santa Paulina foi destinada a todos os públicos. Dona Nair Maria Kineipp, 93 anos, foi receber seu reforço na escola. Ela ficou feliz com a ação e fez questão de dizer que nunca contraiu o vírus da covid-19.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Tomo mais uma dose da vacina contra o coronavírus bastante feliz, pois ela sempre me protegeu. É algo necessário para todos”, avaliou a idosa. A vacinação no Caic Santa Paulina teve início às 9h e segue até às 17h.

*Com informações da Secretaria de Saúde