02/04/2022 às 10:33, atualizado em 02/04/2022 às 16:47

GDF inaugura ponto de apoio para motoboys no Lago Norte

Espaço dará mais conforto e segurança aos profissionais de entrega que trabalham na região

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O GDF finalizou a construção de um ponto de apoio aos motociclistas (PAM) no Lago Norte. Localizado no Centro de Atividades 7, atrás do shopping Iguatemi, esse é o primeiro espaço do gênero erguido pelo governo no DF para atender a categoria. A estrutura de 24 m² servirá de base de suporte para a categoria, composta por motociclistas que fazem entregas debaixo de chuva, sol, tarde da noite, fins de semana, feriados, sem descanso.

“Este espaço vai proporcionar mais dignidade a esses profissionais, que não medem esforços para atender a população a qualquer hora do dia”, valoriza o então administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira, que deixou o cargo recentemente para concorrer às próximas eleições. “Durante a pandemia, eles foram muito úteis, essenciais para o nosso bem-estar e conforto.”

Instalações contam até com internet gratuita, além de estrutura para alimentação e descanso | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Além do abrigo – uma cobertura semelhante a uma parada de ônibus –, os motoboys vão contar com internet gratuita, tomadas para carregar os aparelhos celulares – ferramenta essencial para a profissão – e mesas para as refeições. Para esticar as pernas, entre uma entrega e outra, uma enorme bancada foi construída no local, que vai funcionar 24h. Visando à segurança, duas câmeras de monitoramento foram instaladas.

“Será uma câmera dentro do PAM e outra instalada no prédio em frente”, antecipa o administrador. “Os frequentadores do setor não precisam ficar preocupados com a questão da segurança. Temos o 24º Batalhão muito atuante aqui na região; caso haja alguma movimentação estranha, a PM será acionada.”

A iniciativa privada é parceira nessa ação do GDF. Empresários da região administrativa doaram as lixeiras que vão ficar próximas ao ponto de apoio, além da rede gratuita de wi-fi com velocidade de 330 mega e capacidade para atender 50 motociclistas ao mesmo tempo. “Temos prazer em apoiar esse projeto”, comenta Sandro Araújo, um dos sócios da Camoa Telecom, empresa que fez a doação da internet.

Porto seguro

Creriston Almeida: “É uma medida importante, porque valoriza a nossa profissão”

Há dois anos no ramo, o motoboy Creriston de Souza Almeida, 31, ficou animado com a novidade. Sempre que pode, faz uma parada no ponto de apoio. “É uma medida importante, porque valoriza a nossa profissão”, diz ele, que faz as entregas na região do Lago Norte e Asa Norte. “Os motoboys são proibidos de comer ou dar uma paradinha para descansar nos shopping centers, então esse lugar é ideal para atender nossas necessidades, ajuda muito”.

Motociclista de aplicativo na área de alimentação, Rodrigo Ferreira Aguiar, 27, considera o ponto de apoio do Lago Norte um porto seguro. “O pessoal gostou muito, já virou uma base para muitos colegas”, observa. “O ideal seria ter mais desses espaços em vários pontos da cidade”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Moradora do Lago Norte há cinco anos, a psicóloga Daisy Guimarães Vieira, 64, também acredita que o espaço será muito útil para os motoboys. “É uma região, até por conta da faixa etária dos moradores, em que eles transitam muito para atender os clientes”, observa. “É mais do que justo ter um ambiente adequado, limpo, onde eles possam descansar ou se alimentar”.

Há mais de 20 anos morando na região, o aposentado Baltazar Silvério, 68, admite que depende muito dos serviços de entrega. Ele lembra que, durante a pandemia, os motoboys foram fundamentais para atender as solicitações de quem não podia sair de casa.

“Esses serviços de entrega se diversificaram muito, estão bem dinâmicos e são essenciais para uma parcela da população”, destaca. “Muito bacana a construção desse espaço para esses profissionais, que fazem tanto para a sociedade.”

GDF inaugura ponto de apoio para motoboys no Lago Norte