03/04/2022 às 10:19

Samambaia comemora Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Vice-governador Paco Britto participa de evento organizado pelo instituto Você Nunca Andará Sozinho, que reuniu centenas de pessoas no Parque Ecológico Três Meninas

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

A comunidade de Samambaia comemorou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo com várias atrações lúdicas e musicais especialmente preparadas, neste sábado (2), no Parque Ecológico Três Meninas, em Samambaia Norte, pelo instituto Você Nunca Andará Sozinho – associação voltada a crianças, jovens e adultos, com deficiência e em situação de vulnerabilidade ou exclusão social.

A sede do instituto Você Nunca Andará Sozinho foi inaugurada em junho do ano passado. O espaço fica na QR 114 de Samambaia Sul e atende gratuitamente cerca de 400 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com deficiência e em situação de vulnerabilidade ou exclusão social | Foto: Jaqueline Husni/Agência Brasília

O público aproveitou o sábado ensolarado com atividades recreativas para as crianças, além de brinquedos infláveis, pintura de rosto, dança, oficinas terapêuticas, psicomotricidade, distribuição de presentes, entre outras atrações. A garotada também se divertiu com as guloseimas, como pipoca, cachorro-quente, algodão-doce e refrigerante.

[Olho texto=”“Todos os dias têm que ser desses jovens autistas. São 365 dias que devemos ter a preocupação com a inserção”, Paco Brito, vice-governador” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A pequena Ana Clara Gomes, 7 anos, era só sorrisos enquanto exibia a pintura temática no rosto. Acompanhada da mãe e dos irmãos Heitor e Isaac, a estudante do segundo ano do ensino fundamental não escondia a felicidade. “Gostei muito, principalmente dos brinquedos”, revelou.

Próximo à Ana Clara, estavam as autoridades que prestigiaram o evento em prol da causa da pessoa com deficiência. Entre eles, o vice-governador Paco Britto, acompanhado de sua esposa Ana Paula Hoff.

Após elogiar o trabalho de inclusão social desenvolvido pela presidente do instituto, Eliana Nuvem, que é mãe de filho autista, Paco falou ao público sobre a importância da iniciativa. “Todos os dias têm que ser desses jovens autistas. São 365 dias que devemos ter a preocupação com a inserção”, disse.

Na ocasião, o deputado distrital Iolando Almeida fez questão de elogiar a gestão do executivo local, lembrando a criação da Secretaria de Pessoas com Deficiência. “Atende centenas de pessoas”, resumiu.

Voluntários

Também presentes à festa, estavam os pedagogos Jairo Ferreira Rodrigues e sua esposa, Marilda Luna dos Santos Rodrigues, voluntários do instituto Você Nunca Andará Sozinho. “É um evento excelente, pois é mais uma oportunidade de lazer para os autistas”, considerou.

No evento, Jairo animou a plateia como músico – toca surdo e repique -, mas é no dia a dia que o trabalho como pedagogo se destaca. “No instituto, eu colaboro para acalmar as crianças, nos momentos de agressividade”, frisou. “Mas qualquer pessoa pode ajudar; basta atendê-las com carinho e respeitar seus os espaços”, ensinou.

Sobre a instituição

A sede do instituto Você Nunca Andará Sozinho foi inaugurada em junho do ano passado. O espaço fica na QR 114 de Samambaia Sul e atende gratuitamente cerca de 400 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com deficiência e em situação de vulnerabilidade ou exclusão social.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No país não existem dados oficiais, mas estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros tenham autismo, que afeta a capacidade de comunicação, socialização e o comportamento do indivíduo. Além disso, aproximadamente 80% das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não estão no mercado de trabalho. No DF, mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência.