03/04/2022 às 17:17, atualizado em 03/04/2022 às 16:38

Seis novos abrigos de ônibus no Paranoá

Depois da região, será a vez de Sobradinho ganhar 22 novas paradas. Substituição das estruturas faz parte de contrato para a instalação de 500 abrigos no DF

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Os moradores do Paranoá que utilizam o transporte público terão mais conforto na hora de esperar os coletivos. A região administrativa ganhará, nas próximas semanas, seis novos abrigos distribuídos em quatro localidades. O investimento é de R$ 93.963,21, com recursos da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

Os novos abrigos, do tipo C, serão instalados em quatro localidades do Paranoá | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A substituição e a implantação fazem parte do compromisso da Semob de entregar 500 novos abrigos pelo Distrito Federal no primeiro semestre. Após os serviços no Paranoá, será a vez de Sobradinho ganhar 22 paradas.

As novas paradas de ônibus já estão sendo instaladas no Paranoá. Na Quadra 2, em frente ao Restaurante Comunitário, serão três abrigos substituindo os antigos. Os outros locais que receberão os novos equipamentos são a Praça Central, a Quadra 10 e a DF-250.

As paradas são acompanhadas de novo calçamento com acessibilidade e piso tátil

Os abrigos são do chamado tipo C, feitos de concreto e compostos por três módulos. A colocação da estrutura é feita após o nivelamento do terreno e o posterior calçamento. Também haverá acessibilidade e piso tátil. “Tem essa característica de durabilidade. Quando a licitação foi solicitada, optou-se por esse modelo, que é maior e dá mais condição de abrigo aos passageiros”, afirma o subsecretário de Terminais da Semob, Ronivaldo Bento Costa.

Antes do início dos trabalhos, a pasta avaliou os pontos que precisavam de substituição ou onde era necessário ter um abrigo. “No caso da Quadra 2, havia uma grande demanda, porque o abrigo não estava mais em condição de uso”, explica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Melhores condições

O motorista Luiz Fernandes, 58 anos, mora no Paranoá há 40 anos. Ele tem acompanhado o início da substituição dos abrigos, que começou na última semana de março. “Eu uso de vez em quando… Tenho visto que eles estão retirando e colocando outros. Vai melhorar muito”, avalia.

A desempregada Débora Neves, 35 anos, anda de ônibus diariamente. Para ela, as paradas na região estavam muito deterioradas. “Estavam muito feias e velhas. Quando chovia, a gente ficava toda molhada”, afirma. Ao ver as máquinas trabalhando e colocando o abrigo pré-moldado na Quadra 2, Débora ficou animada. “Com certeza, vai melhorar”, completa.

Os novos equipamentos públicos beneficiarão os moradores da região, que conta com 62.337 habitantes. “A instalação das novas paradas de ônibus no Paranoá é muito importante porque ajudará o usuário a se abrigar nos períodos de chuva ou de sol intenso. Nossa preocupação é com o bem-estar do morador”, avalia o administrador do Paranoá, Júnior Carvalho.

Seis novos abrigos de ônibus no Paranoá