05/04/2022 às 18:45, atualizado em 05/04/2022 às 20:28

Rota 156 dá início a festejos pelo aniversário do Guará

Evento, que não ocorria desde 2015, volta a ser realizado com incentivo do FAC e apoio da administração regional, em edição especial no próximo dia 15 de abril

Por Agência Brasília* I Edição: Rosualdo Rodrigues

O Guará completa 53 anos em 5 de maio e diversas atividades para os moradores serão realizadas para comemorar a data. A primeira delas ocorre já no próximo dia 15 de abril, com uma edição especial do Rota 156: Guará na Rua! O evento não ocorria desde 2015 e volta agora com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e apoio da Administração Regional do Guará.

Em 2015, foram realizadas seis edições do Rota 156, com participação de até 12 mil pessoas em cada uma, sempre no último domingo do mês | Fotos: Zeca Ribeiro/Divulgação

Durante o Rota 156, o trecho da Avenida Central do Guará II, entre a 4ª Delegacia de Polícia e o Edifício Consei, será fechado ao tráfego de veículos nos dois sentidos e transformado em espaço recreativo, cultural e esportivo. O objetivo da ação é incentivar as pessoas a saírem de seus apartamentos e casas para passear, reencontrar vizinhos, praticar esportes e assistir a apresentações culturais.

[Olho texto=”A programação se estende por todo o dia, estimulando também o consumo em restaurantes, bares e lanchonetes da região” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Além de promover a integração entre vizinhos (que muitas vezes não se conhecem), e o reencontro de pessoas que há muito tempo não se viam, o Rota 156 é uma forma de poluir menos, interrompendo o tráfego de veículos por um dia; estimular a sensação de pertencimento e a valorização dos patrimônios materiais e imateriais da cidade.

A programação se estende por todo o dia, estimulando também o consumo em restaurantes, bares e lanchonetes da região. Além do incentivo do FAC e o apoio da administração regional, o festival tem apoio também do Sesc-DF e a participação de grupos e movimentos como Mulherau, Sindicato do Reggae, Rádio Cultura FM e Clube do Blues de Brasília.

O Coletivo 156, que promove o Rota 156, tem esse nome em alusão à linha de ônibus que faz o percurso entre o Guará e a W3 Sul – por muitos anos, a ligação da população guaraense a atrações culturais e esportivas concentradas no Plano Piloto. Com novo significado, o Rota 156 é que traz agora vida social aos moradores do Guará.

Evento tem palcos para apresentações de artistas, músicos, bandas e DJs, e também espaços para grafiteiros, contadores de história, pessoal do skate e de outras atividades físicas

Criado em 2015, o grupo realizou seis edições do Rota naquele ano, com participação de até 12 mil pessoas em cada uma, sempre no último domingo do mês. Com apoio de empresários locais e produtores da cidade, a rua foi tomada por atrações musicais, oficinas, espaços de brincadeiras e, principalmente, estava livre para a população.

[Olho texto=”O Coletivo 156, que promove o Rota 156, tem esse nome em alusão à linha de ônibus que faz o percurso entre o Guará e a W3 Sul” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nesta edição especial, estarão de volta o espaço Se Essa Rua Fosse Minha, dedicado às crianças, além de palcos para apresentações de artistas, músicos, bandas e DJs. Também têm vez, grafiteiros, contadores de história, a moçada do skate, da capoeira, do zumba, do tai-chi-chuan ou de outras atividades físicas, com foco especial em grupos formados por pessoas do Guará, com as portas sempre abertas aos outros públicos.

Confira a programação

9h – Abertura com o cortejo cênico musical com o Quinteto Capivara

– Espaço Se Essa Rua Fosse Minha – Dedicado à programação infantil.
9h às 11h – Pintura de rosto
9h às 17h – Brinquedoteca
9h – Contação de histórias com Nyedja Gennari
14h – Oficina de instrumentos musicais com recicláveis com Rogério Pereira
14h – Contação de histórias com Queila Branco
15h – Palhaçaria com o Circo Artetude

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

– Palco Alcateia – Onde os Lobos se Encontram – Espaço dedicado à música, com apresentações de bandas consagradas e mais duas apresentações escolhidas por seletiva, com curadoria do Coletivo 156.
16h – Banda Seletiva 1
17h – Banda Seletiva 2
18h – Brazilian Blues Band
19h – Oscabeloduro
20h – Pé de Cerrado

– Feira de Trocas – Idealizada para estimular a troca de objetos entre os expositores e o público, incentivado esses a levarem objetos que estejam parados em casa e sem uso, mas que podem ser úteis para outras pessoas. A feira será dividida em dois espaços: um dedicado à troca de objetos relacionados a música e audiovisual (como, discos de vinil, CDs, DVds e fitas) e outro dedicado à troca de artigos em geral.

– Feira Cultural Mestre Ataíde – Dedicada a produtores locais de artesanato e peças com design autoral, este espaço visa movimentar a economia criativa.

– Espaço Street Art – Espaço dedicado às artes de rua e aos esportes urbanos.
9h às 17h – Monitores skatistas
9 às 16h – Batidão Sonoro
14h às 17h – Painel de grafite com a artista Camilla Siren
15h – Apresentação de street dance com o grupo BSB Girls

– Espaço Corpo e Movimento – Espaço criado para promover a movimentação do corpo e estimular a prática de esportes e o autocuidado.
9h – Prática de yoga
13h às 15h – DJs Telma e Selma
16h30 – Grupo de capoeira Mestre Jorge Benson

*Com informações da Administração Regional do Guará