06/04/2022 às 13:39

46 abrigos de ônibus renovados em cinco regiões

Paradas receberam pintura e melhoria da cobertura, implantação de calçada, rampa de acesso e piso tátil; previsão é que 650 passem por manutenção em todo o DF

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

[Olho texto=” “A pasta fez um levantamento das condições dos abrigos do DF e um mapa dos locais que necessitam de implantação e de manutenção foi criado. Todas as regiões administrativas serão contempladas”” assinatura=” – Ronivaldo Bento Costa, subsecretário de Terminais da Semob” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os passageiros do Distrito Federal estão embarcando com mais conforto e segurança nos ônibus do sistema de transporte público coletivo. Isso porque a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) fez a manutenção de 46 abrigos de ônibus: quatro em Arniqueira, três na Candangolândia, nove no Núcleo Bandeirante, seis no Riacho Fundo e 24 em Taguatinga.

Os serviços são executados desde 2021 por uma empresa terceirizada, cujo contrato com a Semob prevê a implantação de 425 abrigos, a manutenção de 650 e a substituição de outros 100 em todo o DF.

“Os abrigos antigos estão passando, gradativamente, por readequação, recebendo nova pintura e melhoria da cobertura, bem como a implantação de calçada, rampa de acesso e piso tátil, seguindo as normas de acessibilidade”, explica o secretário da Semob, Valter Casimiro.

Abrigo reformado na QNL 12 de Taguatinga: outros 23 já passaram por readequação na região administrativa | Foto: Divulgação/Semob

Mais abrigos

Além dessas reformas, a Semob está construindo abrigos novos em locais onde há grande demanda de passageiros. Já foram implantados 84 abrigos em Samambaia (68), Vicente Pires (nove) e Sol Nascente/Pôr do Sol (sete).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A secretaria também deu início à implantação de outras 64 estruturas, que estão sendo instaladas nas paradas de ônibus de cinco regiões administrativas: Taguatinga (26), Recanto das Emas (14), Ceilândia (13), Santa Maria (sete) e Estrutural (quatro).

“A pasta fez um levantamento das condições dos abrigos do DF e um mapa dos locais que necessitam de implantação e de manutenção foi criado. Todas as regiões administrativas serão contempladas”, esclarece o subsecretário de Terminais da Semob, Ronivaldo Bento Costa.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade