07/04/2022 às 14:43

Projeto combate evasão em escolas públicas do Guará

Por meio do Visitador Escolar, Secretaria de Juventude vai atuar na busca ativa de alunos que acumulam faltas

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Os índices de evasão escolar de crianças e adolescentes durante a pandemia aumentaram 171%, segundo levantamento do Todos Pela Educação e dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Para combater esse problema em escolas do Distrito Federal, foi lançado o Projeto Visitador Escolar, que oferecerá atendimento multi e interdisciplinar na rede pública de ensino do DF, com equipes compostas por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e colaboradores.

O projeto terá foco no atendimento a estudantes de 15 a 29 anos que acumulam seis faltas escolares consecutivas ou dez intercaladas no mês | Foto: Guilherme Merochi/Iecap

Por meio da integração de professores, alunos e comunidade, serão contempladas mais de 100 turmas de cinco escolas públicas da Regional de Ensino do Guará – Centro de Ensino Médio 01, Centro Educacional 01, Centro Educacional 03 e Centro Educacional 04 do Guará e Centro Educacional 01 da Estrutural.

Sob execução da Agência de Transformação Social (Iecap), o Visitador Escolar terá como foco o atendimento a estudantes de 15 a 29 anos que acumulam seis faltas escolares consecutivas ou dez intercaladas no mês.

[Olho texto=”“A iniciativa vem para somar com o trabalho árduo que a equipe pedagógica das nossas escolas faz diariamente” – Leandro Cardoso, coordenador da Regional de Ensino do Guará” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Escola Técnica do Guará Professora Teresa Ondina Maltese (Cepag) abriu as portas na quarta-feira (6) para o evento de lançamento, que contou com a participação de gestores e professores de escolas públicas da região administrativa do Guará; do coordenador da Regional de Ensino da cidade, Leandro Cardoso; da equipe de pedagogos, assistentes sociais e psicólogos que fazem parte do projeto.

Participaram também servidores da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), além da secretária de Juventude, Luana Machado, e o vice-presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado Delmasso.

“A iniciativa vem para somar com o trabalho árduo que a equipe pedagógica das nossas escolas faz diariamente. Hoje, vivemos as consequências que a pandemia trouxe e para nós é gratificante ver um projeto com tanta importância tomando forma”, declarou Leandro Cardoso.

O alerta para a necessidade de ações de enfrentamento à evasão nas escolas públicas do DF é reforçado pela subsecretária de Planejamento da Secretaria de Educação do DF, Mara Gomes. “Os gestores educacionais precisam desse suporte para atrair e manter os jovens em sala de aula. Antigamente, tínhamos o apoio dos visitadores e trazer essa iniciativa de volta vai auxiliar muito”, afirma.

A secretária de Juventude, Luana Machado, lembrou que 25% da população do DF é composta por jovens: “E é por isso que estamos comprometidos a fazer a diferença” | Foto: Rogério Lopes/CLDF

A ação foi viabilizada por meio da emenda parlamentar do deputado Delmasso, que contou aos participantes sobre a sua experiência como visitador escolar anos atrás: “Tive oportunidade de coordenar uma região do projeto Visitador Escolar há muitos anos e, infelizmente, o projeto não teve continuidade. Isso me deixou triste, já que vi de perto a mudança significativa na vida das famílias beneficiadas pela iniciativa. Hoje, comemoramos a retomada do projeto que fiz questão de apoiar”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O parlamentar falou, ainda, sobre o Projeto de Lei 1.303/2020, de sua autoria, que determina que o programa seja efetivado como uma política pública do DF, garantindo que as ações sejam permanentes e possam ser expandidas para as demais RAs. A proposta segue para votação no plenário da CLDF em breve.

“Para nós foi um desafio, o projeto foi reformulado e pensado para a realidade atual, os profissionais foram escolhidos com muita atenção e zelo, porque acreditamos que essa iniciativa tem o poder de transformar a realidade dos jovens estudantes do DF”, contou a coordenadora administrativa da Iecap, Regina Cavalcante.

A secretária de Juventude, Luana Machado, destacou a relevância dessa entrega: “Hoje é dia de celebrar, estou muito feliz em participar deste momento, com a juventude do Distrito Federal mais uma vez sendo agraciada com iniciativas tão importantes. Gosto sempre de lembrar que 25% da população do DF é composta por jovens, e é por isso que estamos comprometidos a fazer a diferença”, afirmou.

*Com informações da Secretaria de Juventude do DF