07/04/2022 às 07:59

Vermelha ou branca, goiaba oferece vitaminas e sais minerais

Rica em propriedades, a fruta é campeã de produção no Distrito Federal; feira em Brazlândia termina neste fim de semana

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Diversos benefícios à saúde podem ser obtidos com o consumo da goiaba. Em 2021, a produção total dessa fruta no Distrito Federal chegou a mais de 9 mil toneladas. Em fevereiro, março e meados de abril, meses da safra principal, a goiaba pode ser incorporada ao cardápio diário em diferentes receitas.

Entre as propriedades da goiaba, destaca-se a presença de antioxidantes | Foto: Divulgação/Emater

Uma boa oportunidade para quem gosta da fruta é a 7ª Feira da Goiaba de Brazlândia, que ocupa a Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag). Nesta quinta (7) e na sexta (8), a feira começa às 18h e vai até as 22h. Já sábado e domingo (9 e 10), a abertura é às 9h da manhã, com funcionamento da praça de alimentação até a meia-noite. O evento termina neste fim de semana.

A fruta é rica em propriedades, lembra a nutricionista Danielle da Rosa Amaral, da Emater-DF. “Embora tenhamos em destaque as vitaminas A e C e os minerais cálcio, fósforo e potássio, a goiaba apresenta teores satisfatórios de vitaminas do complexo B, especialmente tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina”, afirma.

“A carência da vitamina A pode causar doenças visuais, como a xeroftalmia e a cegueira noturna. As goiabas de polpa vermelha apresentam quantidades apreciáveis de vitamina A”, acrescenta a nutricionista.

[Olho texto=”“A goiaba também é fonte de vitamina C, potássio, cálcio e magnésio e, assim como outras frutas, é rica em compostos bioativos” ” assinatura=” – Philipe Martelli Escudero, nutricionista” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os elementos antioxidantes também são expressivos na composição da goiaba. “Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os radicais livres produzidos pelo organismo; assim, previnem várias patologias, como câncer, doenças cardiovasculares, doenças degenerativas”, explica Danielle. “Além disso, [as goiabas] são alimentos ricos em fibras e baixa densidade energética, aumentando a saciedade.”

Licopeno

Existem diversas espécies de goiaba, tanto de polpa vermelha quanto de branca. A vermelha é rica em licopeno, um nutriente vegetal que, com propriedades antioxidantes, ajuda a proteger contra danos causados por compostos conhecidos como radicais livres – que agem continuamente no organismo, podendo desencadear danos celulares e ocasionar o desenvolvimento de câncer e doenças crônicas.

O nutricionista Philipe Martelli Escudero também exalta as propriedades do licopeno. “É importante para o público masculino, pois está associado à prevenção do câncer de próstata”, ensina. “A goiaba também é fonte de vitamina C, potássio, cálcio e magnésio e, assim como outras frutas, é rica em compostos bioativos. E, além de ser bastante saborosa, também é fonte de fibras que favorecem o funcionamento do intestino.”

Uma única unidade da fruta, afirma o nutricionista, é capaz de suprir as necessidades diárias de vitamina C – 75 mg para mulheres e 90 mg para homens. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo mínimo de 400 g de frutas e hortaliças diariamente. Além de poder ser consumida in natura, a goiaba é utilizada como ingrediente de saladas, desidratada, em sucos, doces, geleias e bolos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segurança alimentar

A Emater-DF coordena o programa de Segurança Alimentar Nutricional (SAN), que busca garantir qualidade ao alimento que chega à mesa do consumidor e incentivar o consumo de hortaliças, frutas e frutos do cerrado. Outro foco do programa é manter uma alimentação saudável e adequada para as famílias e trabalhadores rurais, criando alternativas de geração de renda pelo processamento de alimentos.

O SAN incentiva a implantação de hortas domésticas e quintais produtivos ao processamento de alimentos com frutos do cerrado, plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e o aproveitamento integral de alimentos produzidos nas propriedades rurais. A goiaba é a fruta mais produzida no DF, principalmente em Brazlândia. Para o gerente do escritório na cidade, Hélio Lopes, isso ocorre “pelo fato de a cidade ter um clima favorável e uma grande altitude”.

*Com informações da Emater-DF