08/04/2022 às 08:56

Anunciada a banca vencedora para realização do concurso da UnDF

Diário Oficial do DF informou, nesta sexta-feira, que o Instituto Americano de Desenvolvimento foi a instituição organizadora escolhida

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O concurso para o provimento das primeiras vagas dos cargos da Carreira de Magistério Superior do Distrito Federal alcançou mais um importante passo. O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (8) divulga que o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) foi a instituição organizadora escolhida para a realização do certame que objetiva a composição do corpo docente da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF).

O concurso visa ao preenchimento de até 1.400 vagas, das quais 350 são previstas para provimento imediato e 1.050 para cadastro reserva. Dessas, 250 vagas serão para o cargo de professor de educação superior e 100 para o cargo de tutor de educação superior, ambos presentes na Lei nº 6.969/2021,  que cria a carreira de magistério superior em âmbito distrital.

Concurso para a UnDF terá até 1.400 vagas, das quais 350 são previstas para provimento imediato e 1.050 para cadastro reserva | Foto: Divulgação/UnDF

“Esta reitoria deposita expectativas positivas quanto ao primeiro concurso para  provimento dos cargos da Carreira Magistério Superior do DF, e nos empenharemos para que a estrutura docente a ser composta contribua ativamente para o cumprimento da função social da universidade”, afirma a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck. “Também temos a expectativa de que os futuros professores e tutores protagonizem o desempenho da finalidade principal da UnDF: a de atuar pautada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à formação superior comprometida com o desenvolvimento sustentável, com a redução das desigualdades e com a busca de soluções aos problemas e às necessidades do DF e da Ride [Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno].”

[Olho texto=”“Torço para que os profissionais da UnDF sejam fortes protagonistas em prol da urgente e sensível transformação intelectual, acadêmica, profissional, tecnológica e de inovação, tão necessária ao enfrentamento dos problemas sociais existentes” – Simone Benck, reitora pro tempore da UnDF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em 2021, foi alcançada uma institucionalização sem precedentes da política de educação superior pública distrital. Não só foram criadas a UnDF (Lei Complementar nº 987/2021) e a Carreira de Magistério Superior do Distrito Federal (Lei nº 6.969/2021), como também o Governo do Distrito Federal (GF) se empenhou em garantir financiamento público de longo prazo para a instituição por meio do Fundo da Universidade do Distrito Federal (Decreto nº 42.987/2022). Com os instrumentos legais devidamente estabelecidos, agora é a hora de batalhar para que a UnDF seja peça importante na transformação socioeconômica do DF.

“Torço para que os profissionais da UnDF sejam fortes protagonistas em prol da urgente e sensível transformação intelectual, acadêmica, profissional, tecnológica e de inovação, tão necessária ao enfrentamento dos problemas sociais existentes. A UnDF e os seus futuros servidores hão de ter olhos ávidos por equidade”, complementa a reitora pro tempore.

Etapas

O concurso da Universidade do Distrito Federal contará com três etapas: prova de títulos, eliminatória e classificatória; prova escrita – objetiva e discursiva – também eliminatória e classificatória, e curso de formação. O curso visa à habilitação dos candidatos aprovados nas etapas anteriores no emprego das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, um dos principais pilares da proposta educacional da UnDF. Trata-se de uma etapa que condiz com as diretrizes legais da UnDF, presentes nas leis de criação da universidade e da Carreira de Magistério Superior do DF. Além disso, cumpre com as determinações do Plano Distrital de Educação (PDE).

O concurso

[Olho texto=”O concurso da Universidade do Distrito Federal contará com três etapas: prova de títulos, eliminatória e classificatória; prova escrita – objetiva e discursiva –, também eliminatória e classificatória, e curso de formação” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A UnDF instituiu a comissão organizadora, por meio da Portaria nº 1, de 3 de fevereiro de 2022, com o objetivo de organizar, planejar, acompanhar e supervisionar as etapas e fases relativas ao concurso público para provimento dos cargos da Carreira Magistério Superior do Distrito Federal, autorizado pela Portaria nº 324, de 6 de dezembro de 2021, da Secretaria de Economia (Seec). No ato, a Seec delegou competência de realização do concurso à UnDF. Posteriormente, as instituições tiveram a oportunidade de manifestar interesse em participar do processo de escolha de banca, com prazo de submissão dos projetos e da documentação até 22 de março. 

Criação da UnDF

Em 28 de julho de 2021, durante a cerimônia de sanção da lei de criação da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes, o governador Ibaneis Rocha anunciou o investimento de R$ 200 milhões na instituição, durante os próximos quatro anos. Também anunciado o concurso público e a cessão, pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), de um imóvel no Lago Norte para o funcionamento inicial da UnDF.

O campus poderá atender a estudantes das regiões do Varjão, Paranoá, Itapoã, Sobradinho e Planaltina. O governador anunciou ainda o projeto para construção de um prédio na área do Parque Tecnológico (Biotic), que será destinado às instalações acadêmicas. Na expectativa de atender à demanda de outras regiões, o chefe do Executivo também pretende instituir unidades do campus em outras regiões administrativas do DF e da Ride.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

À época da sanção, Ibaneis fez questão de destacar que a criação da universidade não significa gerar uma despesa, mas promover um investimento. “Quando se trata de educação, você não está gerando despesa; está gerando riqueza, e é essa riqueza que eu quero para a população, em especial para os mais pobres”, afirmou.

Estão previstos cursos nas áreas de  ciências da saúde e humanas, gestão governamental de políticas públicas e de serviços, educação e magistério, entre outras. Outro destaque é a criação do Fundo da Universidade do Distrito Federal (FunDF), atrelado à receita corrente líquida do DF e regulamentado pelo Decreto nº 42.987/2022. O objetivo é garantir recursos necessários à estruturação da UnDF em função de obras, projetos, pesquisa e inovação.

*Com informações da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF)