Fale com o Governo Ações em Destaques

11/4/22 às 13:17, Atualizado em 11/4/22 às 13:29

Ampliação da Estrada Parque Aeroporto vai beneficiar 100 mil motoristas

Obra de R$ 12 milhões incluiu a construção de ciclofaixas, ciclovia, sinalização horizontal e vertical e instalação de barreiras de concreto

Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

“É mais uma obra importante para a mobilidade da nossa cidade” - Governador Ibaneis Rocha

Cem mil motoristas serão beneficiados diariamente com a ampliação da Estrada Parque Aeroporto (Epar/DF-047), inaugurada pelo governador Ibaneis Rocha nesta segunda-feira (11). Com a obra, o fluxo de veículos no trecho poderá ser aumentado em 70%.

Para tanto, foram construídas duas novas faixas de rolamento em cada sentido da DF-047. Iniciado em maio de 2020 e finalizado em abril de 2022, esse trabalho permitiu a geração de 50 empregos e contou com investimento de R$ 12 milhões. “Essa é mais uma obra importante para a mobilidade da nossa cidade”, afirma o governador. “Essa região concentra um grande fluxo de veículos do Lago Sul, Park Way, Gama e Entorno, e agora nós ampliamos a via para dar mais conforto aos motoristas.”

O trecho, de aproximadamente 2 km, compreende a Estrada Parque Dom Bosco (DF-025) e a Estrada Parque Guará (DF-051), entre o antigo Balão Dona Sarah Kubitschek e o Viaduto Camargo Corrêa. Executada pelo DER-DF, a obra incluiu a construção de ciclofaixas, ciclovia e a execução de sinalização horizontal e vertical, além da instalação de uma barreira de concreto do tipo New Jersey na extensão do trecho.

Nova configuração do trecho levará mais fluidez ao trânsito no local | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Mais funcionalidade

“Fizemos vias marginais para dar funcionalidade às duas pontes existentes e que não levavam a lugar algum”, explica o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior. “Essas marginais foram feitas para dar funcionalidade a essas pontes e fazer a triagem dos veículos.”

Com a obra, os motoristas que desejam ir para o aeroporto poderão contar com faixas únicas. Quem vem e vai da Saída Sul terá duas faixas novas para acessar o caminho para o Gama e Valparaíso, e quem deseja ir ao Lago Sul pode fazer o contorno para acessar a cidade.

“Antes tínhamos três faixas que se transformavam em uma, e ocorria um estrangulamento na saída do túnel do aeroporto; agora temos seis faixas sentido Brasília e cinco faixas no sentido aeroporto, dando mais conforto para os usuários”, complementa o diretor-geral do DER-DF.

“Tínhamos a necessidade de completar esse Balão da Dona Sarah”, comenta o administrador do Lago Sul, Rubens Santoro. “Está aí, entregue, mais uma obra de qualidade feita pelo governador Ibaneis Rocha.”

Ampliação da Estrada Parque Aeroporto vai beneficiar 100 mil motoristas

Últimas Notícias