13/04/2022 às 14:11

GDF Presente limpa bueiro próximo à Feira dos Goianos

O objetivo é que não ocorram alagamentos na rua e na feira, e também evitar o surgimento de focos de doenças

Por Petronilo Oliveira, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Com 8 mil boxes e 40 mil trabalhadores, a Feira dos Goianos vem passando por problemas com bueiros entupidos, por conta das fortes chuvas que caíram recentemente, somadas ao lixo jogado por pessoas que moram e/ou trabalham nas proximidades da região. Diante disso, o GDF Presente vem atuando para resolver os problemas na movimentada QI 15 de Taguatinga, realizando a limpeza de bocas de lobo da área.

A limpeza de bueiros e bocas de lobo começou pela galeria Top Moda na Feira dos Goianos, onde as chuvas fortes chegam a causar alagamentos nas lojas | Foto: GDF Presente

“Jogar lixo em locais irregulares causa alagamento nas lojas, prejudicando a vida dos comerciantes. Além disso, deixa as avenidas cheias de água, causando mais trânsito e aumentando a possibilidade de acidentes nas vias”, explica o gerente de Execução de Obras da região administrativa, Cristiano Alcântara Oliveira, alertando também para a chance de a água acumulada causar doenças e causar proliferação do mosquito da dengue.

Quatro reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) trabalharam na ação realizada na galeria Top Moda na Feira dos Goianos. “Nós, da administração de Taguatinga, fazemos campanha com o intuito de mostrar às pessoas que não devem fazer descarte irregular, pois vão prejudicar a elas mesmas”, afirma o gerente de Execução de Obras.

Há 21 anos como proprietário de lojas na Feira dos Goianos, Elias Alves Pereira, 51 anos, lamenta o problema que as bocas de lobo entupidas causam aos comerciantes. “Atrapalha as vendas, pois pode alagar aqui se houver descaso da população. Quem vai querer entrar em um lugar para comprar molhando os pés, sapatos e meias?”, questiona.

“E o pior é que muitos que jogam lixo e causam isso trabalham aqui. Parece até que emprego anda fácil hoje em dia”, observa o empresário. “Brasileiro só sente dor quando pesa no bolso. Minha sugestão é que seja multado quem infringe essa regra e joga o lixo em lugar inadequado”, opina.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Elias conta com o apoio do GDF para resolver o problema e agradece esse início de limpeza. “Tanto o ex-administrador (Bispo Renato Andrade) quanto o atual (Ezequias Pereira) vieram aqui na semana passada e deram uma volta pela feira. Senti uma força de vontade muito grande deles para ajudar nesta situação. Mas volto a repetir: se as pessoas não forem mais conscientes, de nada vai adiantar”, finalizou o empresário.