14/04/2022 às 15:14, atualizado em 14/04/2022 às 16:56

Praças dos Direitos: lazer e esporte gratuitos garantidos no feriadão

Espaços com atividades, em Ceilândia e no Itapoã, mantêm atendimento até domingo (17) com hora marcada

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

São quadras de esporte e salas para dança, artes marciais e cursos de capacitação. Espaços de uso gratuito que o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), oferece à população nas Praças dos Direitos de Ceilândia e do Itapoã. Os complexos esportivos das duas cidades, voltados à saúde e ao bem-estar, estarão em funcionamento neste feriadão da Semana Santa e podem ser utilizados mediante hora marcada.

Os complexos esportivos estarão em funcionamento neste feriadão e podem ser utilizados mediante hora marcada | Foto Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Por lá, não se paga nada para entrar e usar a estrutura. São quadras poliesportivas e de areia, campo sintético e pista de skate. O propósito é assegurar a pessoas em vulnerabilidade o acesso às políticas públicas, com o intuito de garantir condições igualitárias de desenvolvimento pessoal e profissional.

De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, a pasta trabalha com apoio de voluntários e parceiros na garantia do acesso da população a programas e ações culturais, esportivas e de lazer, formação para o mercado de trabalho e inclusão digital. “Assim, contribuímos na promoção da cidadania e na garantia de direitos em territórios de alta vulnerabilidade social do Distrito Federal.”

Arte: Agência Brasília

Os serviços, ações, atividades, projetos e programas são coordenados pela Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial. Conta ainda com o apoio das secretarias de Educação, de Saúde, da Juventude, de Esporte e Lazer e a de Cultura e Economia Criativa, além das administrações regionais de cada região.

“Em Ceilândia, por exemplo, a área, que era marcada por ocorrências de vendas e uso de drogas, foi transformada pelo esporte”, ressalta o subsecretário de Direitos Humanos do DF, Diego Moreno.

Educador físico e sargento da Polícia Militar, Marcelo Braga, 42 anos, começou a usar o espaço para dar aulas de futebol society a grupos de meninos e meninas do Colégio Cívico-Militar (CCM) 07 de Ceilândia. No contraturno, oferece atividades esportivas, parte delas na Praça dos Direitos. “A estrutura é muito boa, não pagamos por nada e ainda fica bem perto da escola”, diz ele.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Esther Luise, 14 anos, é uma das alunas do Marcelo que treinava futebol no campo de grama sintética nesta quinta-feira (14). Aluna do 8º ano do CCM 07, ela tem experimentado o esporte no contraturno das aulas. “Aqui é legal e estou gostando do espaço e das aulas. E o futebol eu estou achando um pouquinho difícil, mas estou pegando jeito”, conta a adolescente que atua como goleira no time.

Praças dos Direitos: lazer e esporte gratuitos garantidos no feriadão