18/04/2022 às 20:40, atualizado em 18/04/2022 às 20:54

GDF apresenta Plano pela Paz nas Escolas a secretários de todo o país

A violência escolar e a necessidade de políticas intersetoriais para o enfrentamento da situação foram outros temas abordados na reunião do Consed nesta segunda (18)

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, participou, nesta segunda-feira (18), em Brasília, da reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). A violência escolar – problema que ocorre em vários estados – e a necessidade de políticas intersetoriais para o enfrentamento da situação foram temas abordados na ocasião.

Consed se reúne em Brasília | Fotos: Álvaro Henrique/SEEDF

A titular da Secretaria de Educação foi convidada pelo presidente do Consed, Vitor de Angelo, a falar sobre o Plano de Urgência pela Paz nas Escolas. Justamente por ter sido construído em uma articulação que envolve diversas pastas, o plano chamou a atenção dos participantes. As ações no DF reúnem as secretarias da Educação, de Segurança, da Saúde, de Justiça e Cidadania, de Esporte e Lazer, e de Juventude.

De imediato, foram levadas a 126 escolas, nas quais foi detectado o maior número de casos de brigas e agressões entre estudantes. Entre as iniciativas, estão as práticas de saúde integrativas, como o programa de Saúde Escolar, e as práticas integradas complementares, que envolvem atendimento com psicólogos e debates entre os alunos. “Os resultados estão sendo positivos. Surgiu como um projeto-piloto, mas vamos avançar para todas as escolas da rede”, afirmou.

[Olho texto=”Levado a 126 escolas, o Plano de Urgência pela Paz nas Escolas foi elaborado em uma articulação que envolve as secretarias da Educação, de Segurança, da Saúde, de Justiça e Cidadania, de Esporte e Lazer, e de Juventude” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além dos programas, outra ação que será realizada é o Caderno de Convivência Escolar e Cultura de Paz, que estará nesta semana em todas as escolas do DF. A prevenção contará também com revista nos pertences dos estudantes e/ou nas salas de aula, sempre que a direção da escola solicitar, além do reforço no policiamento, por meio do Batalhão Escolar, rodas de conversa e atividades pedagógicas nas unidades de ensino.

O presidente do Consed destacou a importância do colegiado e lembrou que o período da pandemia da covid-19 deixou extremamente claro o papel articulador e o poder agregador do Conselho. “O Consed está inteiramente à disposição de todos os secretários estaduais de Educação, para facilitar a gestão também nesses meses finais. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para contribuir”, afirmou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A reunião – segunda ordinária e a primeira presencial do ano – também proporcionou que os novos secretários ou seus representantes se apresentassem a seus pares. Nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Maranhão, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, os antigos titulares saíram para concorrer nas eleições de 2022.

Secretária de Educação do DF apresenta Plano de Urgência pela Paz nas Escolas

Cada um dos participantes fez um rápido balanço sobre a gestão e falou sobre os planos para os próximos meses.

Nesta segunda (18), à noite, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, será realizada a entrega do Prêmio Paulo Freire de Jornalismo 2021/2022. A iniciativa é do Consed, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil. O objetivo é premiar trabalhos jornalísticos que tenham abordado o tema Educação Pública na Pandemia: inovação para manter a aprendizagem e o vínculo do aluno nas escolas das redes estaduais.

*Com informações da Secretaria de Educação