27/04/2022 às 12:33, atualizado em 27/04/2022 às 12:34

Participe dos debates sobre o projeto da nova Saída Norte

Cidadãos podem opinar sobre a obra por meio de consulta virtual e audiência pública presencial

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Obra viária do Governo do Distrito Federal que ligará a área central de Brasília à BR-020 (próximo a Sobradinho), a nova Saída Norte é tema de uma audiência pública promovida pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) nesta sexta-feira (29), às 10h. Interessados em fazer sugestões podem participar, pois o encontro é aberto à população.

Arrojado, o projeto prevê 16 km de pistas e 23 viadutos | Projeção: Semob

“A reunião pública será uma oportunidade para as pessoas ouvirem a explicação do projeto, tirarem suas dúvidas e contribuírem”, resume o subsecretário de Parcerias e Concessões da Semob, Henrique Oliveira Mendes. “Assim chegaremos a uma proposta mais transparente, de ampla discussão e que atenda de forma mais efetiva as expectativas da população.”

A obra tem como objetivo reduzir o fluxo de trânsito na via que passa pela Ponte do Bragueto. Será uma alternativa de acesso ao Plano Piloto para as regiões do Itapoã e Paranoá. O complexo rodoviário será formado por 16 km de pistas e 23 viadutos, passando por duas pontes sobre o Lago Paranoá.

Como participar

Qualquer pessoa ou empresa pode opinar sobre o projeto da nova Saída Norte de duas formas: audiência pública e consulta pública.

A audiência pública ocorrerá por meio de apresentação presencial, com transmissão ao vivo pelo canal da Semob YouTube, no auditório do edifício-sede do DER (SAM, Bloco C, Setor de Complementares, Brasília-DF). Os interessados poderão opinar durante a audiência ou pelo WhatsApp – (61) 99169-6233.

O serviço estará ativo somente na sexta (29) e ficará disponível durante o período da audiência. Só serão respondidas questões recebidas dentro do período de realização da audiência que estiverem com a identificação da pessoa física ou jurídica interessada e forem referentes ao projeto da nova Saída Norte.

Já para a consulta, as pessoas poderão participar até 23 de maio, enviando manifestações pelo e-mail consultansn@semob.df.gov.br. As sugestões também poderão ser encaminhadas pelos Correios, com aviso de recebimento (AR), para o seguinte endereço: Edifício Valec – SAUS Quadra 1, Bloco G, Sobreloja, Brasília-DF – CEP 70073-901.  Só serão consideradas válidas as contribuições por escrito recebidas dentro do prazo, com a identificação da pessoa física ou jurídica interessada e que forem referentes ao projeto da nova Saída Norte.

Conheça o projeto

[Numeralha titulo_grande=”R$ 3,8 bilhões ” texto=”Investimento previsto para a construção da nova Saída Norte” esquerda_direita_centro=”direita”]

No site da Semob, estão disponíveis para consulta os estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica, e as respectivas minutas de edital e contrato que subsidiarão a futura licitação estão disponíveis no site da Secretaria de Transporte e Mobilidade.

A nova Saída Norte será construída pelo GDF por meio de parceria público-privada (PPP), na modalidade concessão administrativa. O investimento previsto é de R$ 3,8 bilhões, com contrato da PPP de 25 anos. À empresa vencedora da concorrência caberá construir o complexo em aproximadamente quatro anos, devendo fazer a conservação e a manutenção de todo o complexo rodoviário durante o restante do prazo contratual.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A obra terá estrutura para a implantação de transporte coletivo no sistema de BRT, com faixas exclusivas para ciclistas e calçadas para pedestres. Toda a região norte do DF, que conta com população de quase meio milhão de habitantes, será beneficiada.

Quando concluída, a nova via vai absorver parte do trânsito do Trevo de Saída Norte e Ligação Torto-Colorado, por onde passam cerca de 120 mil veículos por dia. Com prioridade para o transporte público, a obra permitirá reduzir o volume de tráfego e o tempo de deslocamento, trazendo benefícios para o meio ambiente com a diminuição da poluição causada pela emissão de gás carbônico.

 

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade