28/04/2022 às 17:02, atualizado em 28/04/2022 às 18:34

Pessoas com deficiência têm 117 vagas de emprego

Atividade realizada na Estação de Metrô da 112 Sul aproximou, nesta quinta-feira (28), empregadores e profissionais em busca de colocação no mercado

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

[Olho texto=”“As pessoas com deficiência não precisam de favor, mas sim de oportunidade de mostrar o seu potencial, sua capacidade, e estamos felizes em perceber que as empresas têm visto esse potencial em ação”” assinatura=”Flávio Santos, secretário da Pessoa com Deficiência” esquerda_direita_centro=”direita”]

Quem passou pela Estação de Metrô da 112 Sul nesta quinta-feira (28) se deparou com uma grande “sala de recursos humanos” aberta ao público. Isso porque a Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (SEPD-DF) realizou mais uma edição do Dia D da Empregabilidade.

A atividade consiste em unir profissionais com deficiência em busca de uma colocação no mercado de trabalho e empresas dispostas a contratá-los. A rede de mercados Big Box/Ultrabox, a atacadista Dia a Dia, a farmacêutica Droga Center, o Laboratório EMS, a BRBPO Tecnologia e Serviços e a Universidade Católica montaram uma espécie de balcão de empregos na 112 Sul e iniciaram, lá mesmo, seus processos seletivos para preencher 117 vagas imediatas e cadastro reserva.

O secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos, comemorou o resultado do Dia D. Para ele, o mercado de trabalho é “um dos grandes instrumentos para a inclusão das pessoas com deficiência”. “Ao mesmo tempo, [o emprego] serve para o seu desenvolvimento pessoal”, destaca.

Uma espécie de balcão de empregos foi montado na Estação de Metrô da 112 Sul: Dia D da Empregabilidade reuniu empresas privadas em busca de profissionais com deficiência | Foto: Divulgação/SEPD

O chefe da SEPD comenta que a ação de encaminhamento de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho acontece de forma permanente. “Nós procuramos sempre conscientizar as empresas sobre a importância de ter pessoas com deficiência no seu rol de servidores”, afirma Flávio.

As empresas privadas, por sua vez, também procuram voluntariamente a pasta para selecionar novos empregados e promover um ambiente de trabalho inclusivo. “Muitas empresas têm realmente se sensibilizado e descoberto o potencial das pessoas com deficiência”, informa o secretário. “As pessoas com deficiência não precisam de favor, mas sim de oportunidade de mostrar o seu potencial, sua capacidade, e estamos felizes em perceber que as empresas têm visto esse potencial em ação”, complementa Flávio.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outros atendimentos

Além dos processos seletivos, os participantes do Dia D puderam usufruir de outros atendimentos. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por exemplo, disponibilizou servidores para auxiliar no cadastro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na inscrição de pessoas no Cadastro Único da Pessoa com Deficiência (CadPCD). Já a Defensoria Pública do Distrito Federal, também parceira da SEPD no evento, ofertou atendimento jurídico.

Thiago Vinicius Pinheiro da Silva, secretário-executivo de Desenvolvimento Social, elogiou o Dia D. “Tivemos a grata oportunidade de participar dessa ação com uma estrutura típica de Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que fortaleceu o evento com um trabalho no que diz respeito aos serviços ligados ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), voltado para esse público”, ressalta.