02/05/2022 às 20:57, atualizado em 02/05/2022 às 21:05

Túnel é sinal de vida nova em Taguatinga

Expectativa de moradores é que a região administrativa, habitada por cerca de 250 mil pessoas, ficará com área central mais bonita e moderna

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Maior obra viária em andamento no país, o Túnel de Taguatinga mudará definitivamente a ‘cara’ da cidade, habitada por cerca de 250 mil pessoas. A região central da cidade terá em breve uma construção que desperta curiosidade e que chega como uma solução no trânsito para quem mora ali e em cidades vizinhas como Ceilândia, Samambaia e outras.

A expectativa é que a região administrativa (RA) ficará com uma área central mais bonita e moderna. Cercado de um lado pela antiga Praça do Relógio e de outro por dezenas de lojas, o túnel de 1,2 km de extensão – ainda em execução – já faz parte da rotina da cidade. “Na verdade, já estou acostumado com os desvios que foram feitos para a obra. Nem lembro como era antes”, conta o comerciante João Pedro Figueiredo, 21 anos. Ele mora na CSA 2, a 200 metros da obra, há apenas um mês.

João Pedro em sua residência em Taguatinga | Foto: Arquivo Pessoal

João e a família se mudaram da Asa Norte para Taguatinga e o rapaz se diz satisfeito com o novo bairro. Aposta que o túnel valorizará toda a região. “Ele vai ser como um símbolo para Taguatinga, uma obra moderna. Passava pouco por aqui antes de vir morar e não imaginava que estava tão adiantado. Vai resolver aquela confusão que começava na Estrada Parque Taguatinga (EPTG)”, opina.

A passagem, que começou a ser construída em 2019, também é sinal de entusiasmo para quem trabalha ou mora ali há muitos anos. “Se o projeto for isso mesmo que a gente viu, dará vida nova para o centro da cidade. A beleza que ele representa, o boulevard (área verde) que será feito, o paisagismo, além da questão do trânsito”, acredita a bióloga Amanda Coelho, 35, nascida e criada em Taguatinga.

Servidor da Coordenação Regional de Ensino (CRE) da cidade há duas décadas, Antônio de Jesus, 40, também é morador de Taguatinga há nove anos. Ele se lembra de maus momentos na região central. “O trânsito era horrível. Já bati um carro ali, inclusive, num engavetamento”, revela.

Antônio frisa que, em seu caso, será triplamente beneficiado. “Minha filha estuda na Universidade Católica, eu trabalho e moro por aqui. De qualquer forma, tenho que passar no centro e o túnel deve acabar com os grandes engarrafamentos que sempre peguei ali”, finaliza.