03/05/2022 às 15:29, atualizado em 03/05/2022 às 15:40

Maio Amarelo é aberto oficialmente na sede do Detran

Cerca de 400 alunos de Brazlândia, Ceilândia e Sobradinho participam da abertura da nona edição do evento, que tem como tema ‘Juntos salvamos vidas’

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Na manhã desta terça-feira (3), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) abriu oficialmente na capital federal as ações do Maio Amarelo – campanha multissetorial que visa chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes de trânsito com vítimas em todo o mundo.

Atividades educativas e recreativas do Detran fazem parte da campanha, que terá ações durante todo este mês | Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

Cerca de 400 estudantes das escolas classe de Brazlândia, Ceilândia e Sobradinho lotaram o auditório do edifício-sede do Detran para acompanhar o lançamento da nona edição da campanha, cujo tema, “Juntos salvamos vidas”, engloba diversas atividades educativas.

Emanuel Antônio Tavares Oliveira, 8 anos, aluno da segunda série do ensino fundamental, ganhou o laço representativo do Maio Amarelo e comemorou: “Gosto muito e sou fã do Detran. Quero ser diretor-geral do departamento”.  Atento aos discursos, Francisco Fontinele, 10 anos, estudante da quinta série, afirmou: “Temos que aprender todas as regras de segurança”.

Para salvar vidas

[Olho texto=”“Nossos esforços serão estendidos até que alcancemos, juntos, nossos objetivos em prol do mesmo ideal de salvar vidas” ” assinatura=”Thiago Gomes Nascimento, diretor-geral do Detran” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Representando o governador Ibaneis Rocha no evento, o vice-governador, Paco Britto, anunciou que serão reforçadas as obras do Detran que envolvem acessibilidade e iluminação das faixas de pedestres.  “A conscientização de crianças, jovens e adultos é o pilar de uma sociedade cada vez mais prudente no trânsito”, ressaltou. “Depende de cada um de nós a contínua redução do índice de acidentes que ainda ceifam a vida de cerca de 30 mil pessoas por ano no nosso país”.

Por sua vez, o titular da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Frederico Carneiro, apresentou um normativo com o Código do Trânsito Brasileiro em forma de livreto que, segundo ele, contém todas as ações do órgão. “Vamos invadir as ruas, levando o tema para toda a população do DF”, disse.

“Nossos esforços serão estendidos até que alcancemos, juntos, nossos objetivos em prol do mesmo ideal de salvar vidas”, declarou o diretor-geral do Detran, Thiago Gomes Nascimento, referindo-se ao tema do movimento Maio Amarelo.

Programação

Durante o evento, a criançada pôde se divertir nos brinquedos infláveis e saborear salgados, bolos, sucos, refrigerantes, entre outras delícias servidas, além de aprender um pouco mais sobre as regras de trânsito, em tendas especialmente montadas no pátio do Detran – como a da Engenharia de Trânsito, onde foram expostas placas de sinalização.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As ações do Detran por ocasião do Maio Amarelo vão contemplar, ao longo deste mês, todas as regiões administrativas (RAs). As equipes promoverão apresentações teatrais e musicais, lives, podcasts, palestras, passeios ciclísticos, além de operações educativas de fiscalização e caminhadas pela segurança no trânsito.

A iniciativa também foca motofretistas e motoristas do transporte coletivo. Paralelamente, a campanha Maio Amarelo estará em eventos como a Feira do Livro e a Cidade da Segurança Pública, em Sobradinho. Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Maio Amarelo tem a meta de promover, durante o mês, ações de segurança viária em parceria do poder público com a sociedade civil.

Também participaram da solenidade os comandantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Fábio Augusto Vieira, e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), coronel Alan Alexandre Araújo; o diretor-geral adjunto do Detran, Gustavo Amaral; o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior; o superintendente substituto da PRF, inspetor Bruno Curcino, e o ex-diretor-geral do Detran, Zélio Maia, além de agentes do Detran e servidores das forças de segurança.

 

 Maio Amarelo é aberto oficialmente na sede do Detran