07/05/2022 às 15:36

Dia Nacional de Prevenção da Alergia é lembrado neste sábado (7)

Data chama atenção para o diagnóstico e o tratamento da doença que tem origem em falha imunológica. Na rede pública, o primeiro atendimento para o paciente é feito nas UBSs

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Neste sábado (7), é Dia Nacional de Prevenção da Alergia. A data, definida pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) em parceria com o Ministério da Saúde, chama atenção não só para a prevenção, mas também para o diagnóstico e o tratamento de doenças alérgicas.

A alergia é uma falha imunológica. O corpo se torna hipersensível ao reagir a substâncias que geralmente são imunogênicas, como ácaros, mofo, cosmético, entre outras. Também há casos em que a pessoa é considerada atópica, quando há hipersensibilidade de origem genética. Qualquer indivíduo, independentemente da idade, está sujeito a alergias.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A prevenção é evitar os agentes desencadeantes, como alimentos, medicamentos, poeira, mofo, substâncias químicas etc. Na rede pública, o primeiro atendimento para o paciente com suspeita de alergia é feito nas unidades básicas de saúde (UBS). Os quadros persistentes são encaminhados para hospitais, como o da Asa Norte (Hran), de Taguatinga (HRT), Materno Infantil de Brasília (Hmib), e da Criança (HCB).

Pacientes com diagnóstico de doenças crônicas, como asma, rinite alérgica, conjuntivite alérgica, dermatite atópica ou imunodeficiências primárias, devem manter tratamento preventivo conforme orientações médicas. A automedicação não é recomendada, nem a suspenção de tratamentos sem antes conversar com o médico.

*Com informações da Secretaria de Saúde