09/05/2022 às 20:24, atualizado em 09/05/2022 às 21:01

Cidade da Segurança faz 3 mil atendimentos em Sobradinho

Ações de policiamento seguiram até a madrugada desta segunda (9); entre quinta-feira (5) e sábado (7), houve redução de 28,2% nos registros criminais da cidade

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A Cidade da Segurança Pública (CSP), projeto que integra o programa estruturante da Segurança Pública local, ocorreu em Sobradinho na última semana. As ações de policiamento seguiram até a madrugada desta segunda-feira (9).

A população da região marcou presença no último dia da Cidade da Segurança Pública em Sobradinho | Fotos: SSP/DF

Somente no sábado (7), foram realizados 778 atendimentos, entre agendamento de carteira de identidade, vacinação antirrábica e orientações com foco no enfrentamento da violência de gênero. Nos quatro dias do projeto, lançado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) na cidade, o total de atendimentos chegou a 3.245. As ações de policiamento qualificado, definidas a partir de análises e levantamentos criminais, ocorreram até a madrugada desta segunda-feira (9) na região e imediações, como Sobradinho II e Fercal, por meio do enfrentamento da Operação Quinto Mandamento, lançada na última sexta-feira (6).

As ações de policiamento alcançaram resultados positivos. Entre quinta-feira (5) e sábado (7) houve redução de 28,2% nos registros criminais da cidade – saindo de 174 registros para 125, quando comparado com sete dias anteriores à realização da CSP. Não houve nenhum crime com resultado morte nos dias da ação na cidade.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, as ações de policiamento e aumento da sensação de segurança são de extrema importância, no entanto, entre os objetivos da Cidade da Segurança Pública está a prestação de serviço e atendimentos de qualidade à população. “A CSP apresenta redução criminal, mas toda ação para baixar ainda mais esses dados é relevante. De toda forma, em quatro dias conseguimos alcançar mais de 3 mil atendimentos, de forma rápida, de acordo com as demandas da população local e, ainda, aproximando as forças de segurança dessas pessoas”, afirma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Novidades

Esta oitava edição da CSP contou com novidades, como o workshop de primeiros socorros direcionado para mães, por conta do Dia das Mães, e ações para promoção da cultura de paz nas escolas. “Realizamos, por três dias, o curso de Promotor de Segurança Cidadã. O objetivo é a integração das forças de segurança e comunidade escolar. Nesse período, debateram sobre direitos da criança e do adolescente, relações interpessoais, violência virtual e o papel da polícia nas escolas. O resultado não poderia ser melhor”, ressalta Júlio Danilo. “Ainda tivemos a oportunidade de visitar a escola de gestão compartilhada que funciona na região. A escola é modelo e integra o projeto-piloto dessa iniciativa que é prioritária para o Governo do Distrito Federal”, completa.

A mãe de Joaquim, Jéssica Emídio, 32 anos, aproveitou a paixão do filho por caminhões para conhecer um pouco mais sobre as forças de segurança que atuam no Distrito Federal. “Meu filho é enlouquecido por caminhões, principalmente dos bombeiros. Ele até imita o som. Então, assim que a gente passou de carro pelo evento, ele apontou pedindo para ir”, conta a advogada, que considera a ação muito importante. “Principalmente para as crianças e adolescentes interagir, se aproximar e ver que é algo próximo a eles. É muito melhor eles terem contato com esse tipo de evento do que com a violência. É uma proximidade que gera muita segurança”, descreve Jéssica.

Durante a programação, foi realizado o agendamento da carteira de identidade

Antes de ir para o trabalho, a manicure Tatiane Tavares, 18 anos, passou no dispositivo para agendar a emissão da carteira de identidade. “Estava há um ano sem conseguir resolver a situação e aqui ficou bem mais fácil”, conta. A moradora de Sobradinho II ainda passou nos serviços de saúde para verificar a pressão e aprender um pouco mais sobre a higienização correta dos dentes. “Ter esses serviços por perto é bem mais cômodo para a gente”, declara.

Além das forças de segurança – polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran) –, também participaram da CSP as secretarias da Mulher (SM), de Justiça e Cidadania (Sejus) e de Administração Penitenciária (Seape), o Banco de Brasília (BRB), a Neoenergia BSB, a Defesa Civil e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Ainda estiveram presentes a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF). “A integração não se limita às forças de segurança, mas ao governo de forma geral”, argumenta Júlio Danilo.

Dentro dos atendimentos direcionados à população, houve uma programação específica para prevenção da violência doméstica, além das orientações realizadas por equipes da Polícia Civil do DF, com a Deam Móvel, e militares da PMDF, com orientações do Programa de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (Provid).

Ações de enfrentamentos à violência

Além do curso de Promotor de Segurança Cidadã, que atendeu mais de 300 alunos e professores, a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Suprec) da SSP realizou a ação Escola Segura. O objetivo era falar, por meio de palestras e debates, sobre o combate à violência de gênero. Os temas abordados aos mais de 100 participantes foram namoro abusivo, violência intrafamiliar e pacificação de conflitos. Também houve distribuição de panfletos sobre relacionamento abusivo, Lei Maria da Penha e estelionato amoroso. Participaram alunos da Faculdade Projeção e do Centro Educacional 3 (CED 03).

“Nossa intenção é, especialmente, sensibilizar os participantes sobre meios de se resolver conflitos de forma pacífica e mostrar o quanto isso contribui para a redução da violência”, pontua o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Sávio Ferreira.

Os visitantes passaram pelo serviço de saúde para verificar a pressão

Também foi trabalhada a campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. Houve a distribuição de 500 panfletos sobre a temática e divulgação de canais de denúncia a 54 estabelecimentos comerciais. Foram distribuídos cartazes com o tema Diga não à violência Doméstica e telefones para denúncia.

Para a diretora de Proteção Social para as Mulheres da SSP, Deise Andrade, a equipe foi bem recebida pelos comerciantes. “Quando entrávamos nos estabelecimentos comerciais falando sobre a violência doméstica e a importância da denúncia, ouvimos muitos relatos de mulheres que foram vítimas de tal violência ou estelionato amoroso e o desconhecimento dos canais de denúncia.”

Quinto Mandamento

Desde o início da semana passada, foram realizadas operações diárias de combate à criminalidade, além do policiamento ordinário realizado pelo 13º Batalhão da Polícia Militar do DF e 35ª e 13ª Delegacia de Polícia, da Polícia Civil do DF, responsáveis pela região. Desde sexta-feira (6), as ações ganharam reforço com a Operação Quinto Mandamento. Os dados estão sendo compilados.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Cidade da Segurança faz 3 mil atendimentos em Sobradinho