09/05/2022 às 21:02, atualizado em 10/05/2022 às 08:52

UBS 1 de Taguatinga doa enxoval para gestantes

No projeto Chá de Bênçãos, mulheres na fase final da gestação se reúnem com profissionais de saúde para trocar experiências

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Taguatinga retomou o projeto Chá de Bênçãos, na Atenção Primária. A iniciativa consiste em um ritual de relaxamento, conexão e acolhimento especial para gestantes que estejam com data próxima ao parto. Na sessão desta segunda-feira (9), a primeira depois da retomada dos trabalhos após distanciamento imposto pela pandemia da covid-19, serviu também para a doação de enxoval para as participantes.

O projeto utiliza, como técnica, sessões de bate-papo, com a presença de diversos profissionais, como doula voluntária, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta. As grávidas, que podem estar acompanhadas de familiares, trocam experiências e expõem suas expectativas e sentimentos em relação à gestação. Cada sessão reúne dez mulheres.

Não só experiências, mas, muitas emoções também foram trocadas na reunião. Nesta tarde, grávidas, maridos e até filhos participaram das conversas. A partir de agora os encontros devem voltar a ocorrer mensalmente, sempre com acompanhamento pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da unidade.

Objetivo do encontro é servir como acolhimento e troca de experiência | Fotos: Renato Araújo/Agência Brasília

A coordenadora do projeto destaca a troca de experiências entre participantes e profissionais

A nutricionista e coordenadora do Chá de Bênçãos, Odethe Oliveira, disse que a data da retomada foi escolhida devido à proximidade com o Dia das Mães. “São gestantes que moram nesta área, encaminhadas para o Chá pela equipe de Saúde da Família.”

Odethe Oliveira explicou que no encontro as gestantes falam da expectativa para o parto, de seus medos e das experiências anteriores, caso existam. “Nós profissionais também falamos da nossa experiência. Depois que termina a sessão é feita uma pintura na barriga da gestante, a qual pode ser feita pela família”, explicou. A nutricionista destacou que o Chá não tem por objetivo a educação em saúde, e sim servir como acolhimento e troca de experiência.

A doula Yorrana Cordeiro fala sobre a importância do acolhimento emocional às mulheres

A doula Yorrana Cordeiro destacou a importância do acolhimento emocional às mulheres e de sanar as dúvidas das gestantes sobre o parto. “Aqui existem diversas realidades. Nós buscamos levar certo conforto para essas mulheres. Lidamos com diversas situações; são muitos contextos socioeconômicos e familiares”, explicou.

Com apenas 18 anos, a estudante Ingrid Cruz dos Santos está com 31 semanas de gestação, à espera de sua primeira filha, Paola. Ela tem receio de não conseguir ter sua filha de parto normal. “Tenho medo de cortes e da demora na cicatrização. Dizem que na cesárea a mulher demora muito para voltar a conseguir se cuidar. Já no parto normal, ouvi dizer que é tudo mais rápido.”

Ruth Lorraine da Silva, 27 anos, disse ser um “luxo” participar do evento junto com sua mãe, Eleuza Xavier. “A gente se sente muito mais segura”, afirmou a jovem mãe. Dona Eleuza teve quatro gestações e fez acompanhamento na mesma UBS, há quase 30 anos.

UBS 1 de Taguatinga doa enxoval para gestantes