16/05/2022 às 17:22, atualizado em 16/05/2022 às 17:23

Projeto Educador Esportivo Voluntário é regulamentado

Portaria publicada no Diário Oficial desta segunda (16) estabelece critérios para a escolha dos profissionais e sua atuação nos espaços públicos voltados ao esporte. Edital de seleção deve ser publicado em breve

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O projeto Educador Esportivo Voluntário (EEV) foi regulamentado por meio da publicação da Portaria Nº 78 no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (16). De forma gratuita, profissionais e educadores vão atuar como agentes facilitadores no condicionamento físico individual ou em grupo da população, na linha de frente contra o sedentarismo.

[Olho texto=”“O Educador Esportivo Voluntário proporciona ao cidadão a possibilidade de praticar uma atividade física com toda segurança, sob a orientação de um profissional da área. Ele vai precisar apenas de disposição para incluir mais qualidade de vida em sua rotina”” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”direita”]

O edital de seleção, de natureza permanente, deve ser publicado em breve com todas as informações necessárias, tais como número de vagas e cronograma para participação. Cada voluntário inscrito deve atuar por quatro horas diárias em um dos espaços públicos voltados para o esporte, tendo despesas com alimentação e transporte ressarcidas no valor de R$ 740 por mês.

“O Educador Esportivo Voluntário proporciona ao cidadão a possibilidade de praticar uma atividade física com toda segurança, sob a orientação de um profissional da área. Ele vai precisar apenas de disposição para incluir mais qualidade de vida em sua rotina”, explica a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

Os candidatos ao projeto precisam ter a idade mínima de 18 anos e experiência comprovada na área esportiva, conforme especificações estabelecidas na portaria. Após a divulgação no site da Secretaria de Esporte e Lazer do resultado do processo seletivo, com pontuação e classificação, os selecionados assinarão o termo de adesão e compromisso de voluntariado, além de levar toda a documentação exigida.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Educador Esportivo Voluntário havia sido lançado em ocasião anterior, mas precisou passar por adequações pontuais, realizadas pela equipe técnica da secretaria, a fim de garantir mais viabilidade ao projeto. A comissão de acompanhamento, a ser formada nos próximos dias, será responsável pela capacitação dos novos voluntários.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer