17/05/2022 às 18:46, atualizado em 19/05/2022 às 15:46

Laje onde será travessia da Avenida Samdu em fase final de concretagem

Serviço teve início nesta terça (17) e segue até quinta (19)

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A obra do Túnel de Taguatinga segue avançando. Teve início a etapa final de concretagem da laje de 1 metro de espessura da chamada fase 2, local por onde passava o viaduto da Samdu e que dará lugar à nova travessia da avenida. Estão sendo utilizados 630 metros cúbicos de cimento para finalizar os dois módulos da parte norte, acelerando os trabalhos para a pavimentação da travessia da Avenida Samdu.

Após a instalação das duas lajes, terá início o processo de cura, para reforçar a resistência do material | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

[Numeralha titulo_grande=”60 ” texto=”caminhões são utilizados nos trabalhos de concretagem” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O serviço é feito em 60 metros de extensão, espaço dividido em duas etapas, devido à liberação de calor do concreto. A primeira começou nesta terça-feira (17) com a concretagem de 50 cm. Na quinta-feira (19), o trabalho será retomado, com mais 50 cm de concretagem. Para essas atividades, que duram cerca de 14 horas a cada dia, estão sendo utilizados 60 caminhões.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“É um volume bem grande”, explica a engenheira de planejamento do Consórcio Novo Túnel, Giovana Assis Heldes. “São duas lajes grandes e maciças. Após a finalização da concretagem, temos o processo de cura, que consiste em ficar jogando água na laje para reagir com o concreto e adquirir resistência”. Esse processo dura mais três dias.

Em seguida, serão feitas impermeabilização, regularização, drenagem e aterro para que possa ter início o trabalho de pavimentação, com o objetivo de devolver a pista para a circulação de carros.