17/05/2022 às 19:18, atualizado em 18/05/2022 às 15:27

Quinto Mandamento fiscalizou 1.345 carros no fim de semana

Realizada desta vez em Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol, a operação resultou ainda em 956 abordagens pessoais e na autuação de 79 pessoas por alcoolemia

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Uma das principais estratégias para redução da criminalidade no Distrito Federal, a Operação Quinto Mandamento resultou em quase mil abordagens pessoais no último final de semana. A operação ocorre sempre de sexta a domingo no período noturno, mas, excepcionalmente, a última edição ocorreu de quinta-feira (12) e domingo (15), em horários diferenciados.

Resultados alcançados demonstram comprometimento dos órgãos envolvidos na Quinto Mandamento nesses quase dois anos em que a ação é realizada | Fotos: Secom/SSP-DF

As cidades de Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol receberam as equipes por três dias consecutivos. Diferentemente das demais regiões por onde a Quinto Mandamento passou desde que criada em julho de 2020 – Estrutural, Paranoá, Itapoã, Planaltina e Samambaia –, em que a ação ocorreu em um único dia.

[Olho texto=”“Os crimes contra o patrimônio também tiveram redução neste ano e foi nosso principal foco no último fim de semana. São crimes que impactam diretamente na sensação de segurança dos moradores”” assinatura=”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Nossas ações estão cada vez mais regionalizadas, com base em levantamentos e na busca por reduções criminais cada vez mais equilibradas em todo o DF. No geral, seguimos com reduções relevantes, batendo recordes, como no primeiro quadrimestre, em que tivemos o menor número de crimes contra a vida dos últimos 23 anos”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

“Os crimes contra o patrimônio também tiveram redução neste ano e foi nosso principal foco no último fim de semana. São crimes que impactam diretamente na sensação de segurança dos moradores. Desta forma, além das ações de policiamento, a presença policial já contribui com a melhoria dessa sensação”, completa.

Resultados alcançados

Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a ação reúne as polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Secretaria DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Esta edição contou, ainda, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atuou no posto fixo da instituição, na BR-070, e imediações. Os órgãos atuaram com planejamentos próprios, alternância de policiamento nas principais vias, comércio e locais demandados por denúncia e locais distintos e pontos de bloqueio.

Foram realizadas 956 abordagens. O número de veículos fiscalizados chegou a 1.345. A ação resultou também na autuação de 79 pessoas por alcoolemia. Cinco veículos e 26 aparelhos de narguilé foram apreendidos. Durante as abordagens foi identificado um mandado de prisão em aberto.

Os resultados alcançados demonstram o comprometimento dos envolvidos na ação, em quase dois anos em que é realizada, como ressalta o secretário executivo de Segurança Pública, Milton Neves. “A operação é integrada, mas cada um atua dentro de suas competências e realiza as atividades de forma extraordinária, independentemente da ação rotineira de cada órgão. A produtividade é sempre alta e impacta diretamente nas reduções criminais”, finaliza.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF