19/05/2022 às 15:43, atualizado em 19/05/2022 às 16:17

Espaço para as mulheres oferece atendimentos médico e jurídico gratuitos

Atendimento na Casa da Mulher Brasileira, localizada em Ceilândia, presta diversos serviços, além de oficinas técnicas e esportivas, a mulheres de todo o DF. A ação segue até o final do mês

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Entre as atividades oferecidas na Casa da Mulher Brasileira estão as oficinas de capoterapia | Fotos: Tony Oliveira / Agência Brasília

Entre gatinhos fofos e atores famosos que lotam a internet, a estudante Rosilda Martins (26) encontrou uma dica de ouro. A jovem descobriu pelas redes sociais da Secretaria da Mulher do Distrito Federal que a Casa da Mulher Brasileira está com inscrições abertas para várias atividades gratuitas até o final do mês.

O espaço vai oferecer aulas de defesa pessoal, sessões de auriculoterapia e consultoria jurídica. As ações tiveram início nesta quinta-feira (19) com oficina de maquiagem, capoterapia e atendimento ginecológico. Testes rápidos de hepatite B e C, HIV e sífilis também podem ser realizados, em uma parceria com a Secretaria de Saúde.

[Olho texto=”“Muitas mulheres que sofrem violência não conhecem nosso trabalho, não sabem que podem ser acolhidas de diversas formas aqui”” assinatura=”Andrezza Ferreira Barbosa, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Sempre fico de olho nas redes sociais do governo em busca de oportunidades como essa”, comemora Rosilda. “Eu estava com alguns exames atrasados, aproveitei para colocar tudo em dia”. A estudante ainda não conhecia a Casa da Mulher Brasileira. Também não sabia que o espaço é dedicado ao atendimento de mulheres vítimas de violência de gênero.

Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Andrezza Ferreira Barbosa conta que as ações servem para apresentar o equipamento à comunidade. “Muitas mulheres que sofrem violência não conhecem nosso trabalho, não sabem que podem ser acolhidas de diversas formas aqui”, afirma.

Silvana Pereira (54), moradora da Estrutural, ficou surpresa com a estrutura e se sentiu “apoiada” com o atendimento da Casa da Mulher Brasileira

O espaço, criado pela Secretaria da Mulher, oferece acompanhamento psicossocial, oficinas que incentivam a autonomia financeira, capacitação profissional e consultoria jurídica. “Centralizamos vários serviços na casa para que a vítima não precise se deslocar para vários locais diferentes em busca de apoio”, comenta Andrezza.

Para a moradora da Estrutural Silvana Maria Pereira (54), a descoberta da casa foi uma grata surpresa. “Estava precisando fazer exames preventivos, vim consultar ginecologista. Quando cheguei, fiquei impressionada com a estrutura”, avalia. “Eu me senti muito acolhida aqui. A mulher precisa se sentir apoiada, em especial aquela que é vítima de violência”.

Ações na Casa da Mulher Brasileira

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Aulas de Krav Maga e defesa pessoal
– 23, 27 e 31 de maio
– Das 9h às 12h

Atendimento jurídico
– 26 de maio
– Das 9h às 16h

Auriculoterapia
– 26 de maio
– Das 14h às 16h

Ação da saúde
– 26 de maio
– Das 9h às 16h

As inscrições podem ser feitas pelo link Cadastro Geral – Promoção da Mulher – Cursos, oficinas e projetos da Secretaria da Mulher do DF. A Casa da Mulher Brasileira fica na CNM 1, Bloco I, Lote 3, em Ceilândia.

Serviços ginecológicos e jurídicos para mulheres em vulnerabilidade social