20/05/2022 às 19:34

Vacinação previne surto de gripe no Sistema Socioeducativo do DF

Até 3 de junho, 2.005 servidores da área e 901 jovens e adolescentes serão imunizados contra a influenza. Grupo é considerado prioritário

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A Secretaria de Justiça e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Saúde, deu início à vacinação de adolescentes, jovens e servidores de todas as unidades do Sistema Socioeducativo, dentro da 24ª Campanha de Vacinação de Influenza em 2022 no Distrito Federal. O grupo é considerado prioritário e a vacinação ocorre neste mês de maio, seguindo até 3 de junho. A previsão é de que sejam vacinados 2.005 servidores e 961 adolescentes.

[Olho texto=”“A imunização desses adolescentes e servidores contribui para que mantenhamos o quadro de servidores ativos e reduza o número de servidores que porventura venham a ter algum sintoma de gripe e ser afastados”” assinatura=”Jaime Santana, secretário de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

A vacinação desses grupos tem o objetivo de reduzir as sobrecargas nos sistemas de saúde, além de contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias pelo vírus da influenza, reduzindo o absenteísmo e possibilitando a manutenção do funcionamento de serviços essenciais.

Para o secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, a imunização contra a influenza é de extrema relevância para todos que atuam no Sistema Socioeducativo, principalmente porque a pandemia do coronavírus ainda não acabou e o sintoma de gripe pode ser facilmente confundido com a covid-19.

“A imunização desses adolescentes e servidores contribui para que mantenhamos o quadro de servidores ativos e reduza o número de servidores que porventura venham a ter algum sintoma de gripe e ser afastados. É uma medida valiosa de prevenção e, sobretudo, de garantia da saúde desses adolescentes e trabalhadores”, afirma.

A previsão é que 961 adolescentes sejam vacinados contra influenza até 3 de junho, além de 2.005 servidores do Sistema Socioeducativo | Foto: Divulgação/Sejus-DF

O planejamento e operacionalização da vacinação do Sistema Socioeducativo são articulados com a Secretaria de Saúde, conforme a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em conflito com a lei, sendo estabelecido, pelo terceiro ano seguido, a ampliação do acesso à vacinação a todos os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, inclusive em meio aberto.

[Olho texto=”“A vacina influenza contribui na redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco em nossas unidades socioeducativas e em toda a comunidade”” assinatura=”Demontiê Alves, subsecretário do Sistema Socioeducativo” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os servidores e adolescentes das unidades de internação e internação provisória poderão ser vacinados na unidade de origem. Já os servidores e adolescentes vinculados às unidades de semiliberdade serão vacinados pela unidade básica de saúde de referência. Aqueles que cumprem medida socioeducativa em meio aberto, bem como os profissionais dessas unidades, poderão ser vacinados na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.

O subsecretário do Sistema Socioeducativo, Demontiê Alves convida a todos para participar da campanha. Ele destaca que a vacina influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença. “Além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco em nossas unidades socioeducativas e em toda a comunidade. Essa é uma das diretrizes do Governo do Distrito Federal”, acrescenta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No início deste ano, a Secretaria de Saúde confirmou a existência de 5.805 casos ativos de influenza. Entre as síndromes respiratórias foram identificados casos de influenza A, influenza B, metapneumo, flu A e vírus sincicial respiratório (VSR).

“É importante lembrar que esses vírus têm histórico de circulação no Distrito Federal. Neste ano, o que tem ocorrido é uma maior notificação”, esclareceu a chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF), Priscilleyne Reis.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF