25/05/2022 às 16:22, atualizado em 25/05/2022 às 19:01

Rede pública de saúde vai padronizar atendimento materno-infantil

A iniciativa, que começa pela Região de Saúde Leste, estabelecerá um plano de cuidados a ser seguido na atenção primária, secundária e hospitalar

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

A Região de Saúde Leste dá os primeiros passos para estabelecer a linha de cuidado materno-infantil, voltada à saúde das gestantes e das crianças. A iniciativa é parte da proposta de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), estratégia de gestão, planejamento e organização em saúde que envolve atenção primária, secundária e hospitalar.

Iniciado no ano passado, com consultoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), agora o projeto conta com o apoio da Beneficência Portuguesa de São Paulo, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

A proposta de Planificação da Atenção à Saúde (PAS) conta com a consultoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o apoio da Beneficência Portuguesa de São Paulo | Foto: Agência Saúde

“Planificar é homogeneizar o atendimento em todos os níveis”, explica o superintendente da Região de Saúde Leste, Sidney Sotero. Na Região Leste, que é piloto no Brasil, a planificação começou pela linha de cuidados de diabetes e hipertensão. Inclusive, o Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CADH) funciona no Hospital Regional Leste (HRL) e é inspiração para a planificação em outras regiões de saúde. “A planificação é nossa prioridade”, completa o médico.

Agora, Conass e Beneficência Portuguesa trabalham em conjunto para implantar a linha de cuidados materno-infantil, seguindo o mesmo modelo de atenção às condições crônicas (MACC), e instalar um ambulatório multidisciplinar para atender gestantes e crianças de risco.

“Esses pacientes serão compartilhados. Após o atendimento no ambulatório, eles vão receber um plano de cuidado para ser seguido na unidade básica de saúde”, ressalta Alzira Guimarães, referência técnica do Conass no DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Tânia Lago, médica sanitarista da Beneficência Portuguesa, considera que a ideia da consultoria da instituição privada é garantir o apoio técnico para a elaboração da nova linha de cuidado. “Os nossos consultores, junto com a Secretaria de Saúde e os profissionais da ponta, vão desenvolver essa linha considerando as possibilidades disponíveis, para ter as mulheres mais bem atendidas e as crianças nascendo mais saudáveis”, declara.

Os consultores do Conass, desde junho de 2021, mapeiam a entrada das gestantes e das crianças na rede pública de saúde na Região Leste e fizeram visitas às unidades básicas de saúde (UBS), à Casa de Parto e ao Centro Obstétrico, maternidade e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais do HRL. Nessa fase inicial, são definidas as notas técnicas, além de capacitação dos profissionais e definição de espaço e carga horárias para o futuro ambulatório.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF