26/05/2022 às 19:22, atualizado em 28/05/2022 às 10:17

Concurso de desenho tem inscrições abertas até 5 de junho

Destinada a estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares, competição premiará melhor trabalho para compor a identidade visual comemorativa dos 60a nos do Conselho de Educação do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Estudantes interessados em participar do concurso de desenhos da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), vinculada à Secretaria de Educação (SEE), têm novo prazo final para se inscrever: originalmente prevista para o dia 22 deste mês, a data foi prorrogada para 5 de junho. O concurso vai premiar os melhores trabalhos para compor identidade visual do livro comemorativo dos 60 anos do Conselho de Educação do DF (CEDF).

[Olho texto=”“Esperamos revelar novos talentos e incentivar trajetórias profissionais de sucesso” ” assinatura=”Mário Sérgio Mafra, presidente do CEDF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O processo seletivo é destinado a alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas, observando as regras preestabelecidas no edital. O desenho deverá ser de fácil compreensão, contemplando o uso de cores e alguns aspectos, como criatividade, expressividade, originalidade, fidelidade ao tema, aplicabilidade, comunicabilidade e qualidade artística do discente.

Serão selecionados seis desenhos – um para integrar a capa do livro e os outros cinco para ilustrar cada capítulo. O trabalho vencedor –  da capa do livro – também será utilizado em documentos, mídias, portais e materiais gráficos do CEDF. O primeiro colocado receberá R$ 1 mil, cabendo a cada um dos demais vencedores, do segundo ao sexto colocado, R$ 500. O aluno vencedor participará da mesa de lançamento do livro, durante a XVII Conferência de Educação do Distrito Federal, em 17 e 18 de agosto.

“Além de ser pensado no contexto do protagonismo estudantil, como homenagem aos 60 anos do conselho, [o concurso] é também uma contribuição para a cultura de paz nas escolas do Distrito Federal”, afirma o presidente do CEDF, Mário Sérgio Mafra. “Esperamos revelar novos talentos e incentivar trajetórias profissionais de sucesso.”

Fases classificatórias

A comissão julgadora do concurso, composta por integrantes do CEDF, da UnDF e artistas convidados, fará a avaliação da primeira fase. Já a segunda fase será feita por voto popular. A divulgação final será feitas em 15 de junho.

Critérios para avaliação dos desenhos:

? Criatividade: o desenho deve ser elaborado com inovação conceitual e técnica:
?  Fidelidade ao tema: a ilustração deve estabelecer relação explícita à temática dos 60 anos do CEDF;
?  Aplicabilidade: possibilidade de diferentes aplicações em mídias impressas e digitais do desenho avaliado;
?  Originalidade: o desenho deve ter uma desvinculação de outras marcas já existentes;
?  Comunicabilidade: o desenho deve ser conciso, ter universalidade. A marca precisa deixar clara a ideia proposta;
?  Qualidade artística: o projeto deve ter qualidade na elaboração do desenho.

Faça aqui sua inscrição.

Confira o edital.

*Com informações da UnDF