26/05/2022 às 16:54, atualizado em 26/05/2022 às 16:55

Parque do Gama muda de nome e categoria

Com a alteração, unidade de conservação, também conhecida como Prainha, passa a integrar o grupo de proteção integral do bioma cerrado

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Na edição desta quinta (26) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), foi publicada a lei que altera a classe do Parque Recreativo do Gama. A unidade de conservação, agora, é denominada Parque Distrital do Gama. Com a entrada da norma em vigor, o parque passa a integrar o grupo de unidades de proteção integral (UPIs), que tem entre os objetivos garantir a preservação do bioma cerrado.

Com a nova denominação, parque tem os recursos naturais destinados apenas ao uso indireto| Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Mesmo passando a fazer parte de uma categoria mais restritiva, o parque ainda permite a visitação de baixo impacto e atividades de educação ambiental em suas dependências.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A recategorização é uma grande conquista para o DF”, explica a diretora de Implantação de Unidades de Conservação e Regularização Fundiária do Brasília Ambiental, Carolina Lepsch. “Agora o parque faz parte do grupo de proteção integral, cuja finalidade é a de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais.”

Também conhecido como Prainha, o Parque Distrital do Gama é cortado pelas corredeiras e cachoeiras do Ribeirão do Gama. No local podem ser encontradas espécies raras da fauna do cerrado, como lontras, raposas, lobos-guará e veados-campeiros.

Confira aqui o Decreto n° 43.358, que altera a categoria do parque.

*Com informações do Brasília Ambiental