27/05/2022 às 11:44, atualizado em 10/06/2022 às 10:42

Shopping Popular de Ceilândia é reformado

Vinte e cinco participantes do programa RenovaDF realizam serviços em fachadas, janelas, portas e alambrados do espaço

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Importante programa de incentivo profissional, o RenovaDF está desde o dia 23 deste mês fazendo obras no Shopping Popular de Ceilândia. São 25 alunos aprendizes que trabalham na reforma de fachadas, janelas, portas e alambrados do espaço. Ótima oportunidade para os participantes se familiarizarem com atividades que, num futuro próximo, se transformarão em profissão na área de pintura, serralheria, alvenaria e até jardinagem.

Uma das missões da turma do RenovaDF é pintar os quatro alambrados que cercam o Shopping Popular de Ceilândia | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

“Depois de três meses sendo capacitado em uma dessas áreas, o aluno recebe certificado que será o passaporte para entrar no mercado de trabalho”, destaca Paulo Lourenço, instrutor-chefe que coordena os professores que orientam as turmas em obras como essa do Shopping Popular e em algumas realizadas nas vilas olímpicas do DF.

[Olho texto=”“Foi a melhor coisa para quem estava parada há muito tempo. Aqui estou aprendendo uma profissão e tenho o retorno do governo também, que me paga um salário e benefícios”” assinatura=”Deuzinete Gomes Valentim, aprendiz” esquerda_direita_centro=”direita”]

“É ‘dez’ essa iniciativa, porque é um programa que pega pessoas que não têm profissão ou que estão desempregadas e as ajudam a voltar a trabalhar. E eles aprendem na prática, trabalhando”, comenta Lourenço. É o que aconteceu com a moradora do Setor O, Deuzinete Gomes Valentim, 59 anos, desde 2018 sem trabalhar.

Ela soube da iniciativa por meio de uma colega que já integrava o programa e sugeriu que ela fizesse a inscrição. “Foi novidade para mim, nem sabia que existia esse projeto. Fiz a inscrição e fiquei aguardando, pensei que não seria chamada”, conta.

“Foi a melhor coisa para quem estava parada há muito tempo. Aqui estou aprendendo uma profissão e tenho o retorno do governo também, que me paga um salário e benefícios”, acrescenta a aprendiz, referindo-se à bolsa mensal e ao vale-transporte que recebe mensalmente.

Dona de uma banca de brinquedos no shopping, Antônia Pereira se encantou com o RenovaDF: “Bacana demais, uma boa ideia essa do governo”

No local, a turma está encarregada de pintar os quatro alambrados que cercam o Shopping Popular de Ceilândia. Na prática, o serviço funciona da seguinte maneira: tem que lixar as grades de ferro, limpar e depois passar um produto especializado para não deixar o alambrado enferrujar. Na sequência, vem o trabalho final, que é a tinta. “Aqui tem trabalho para mais de um mês”, garante Deuzinete.

Há 12 anos proprietária de uma banquinha de brinquedos no shopping, Antônia Pereira Neves, 65 anos, confessa que se encantou com o programa RenovaDF. “Bacana demais, uma boa ideia essa do governo. E eles trabalham direitinho, isso aqui vai ficar uma beleza”, elogia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o administrador de Ceilândia, Cláudio Ferreira Domingues, o RenovaDF é uma iniciativa que facilita a vida dos gestores à frente das regiões administrativas do Distrito Federal. Além de fomentar novas frentes de trabalho.

“Muitas vezes falta mão de obra na administração para os serviços de manutenção dos espaços públicos de nossa cidade e o RenovaDF surge como grande parceiro”, agradece. “Sem falar da parte de qualificação da mão de obra, dando oportunidade para quem não tem emprego”, avalia.

Implementado pelo GDF por meio da Secretaria de Trabalho (Setrab), o RenovaDF consiste na oferta de cursos práticos de qualificação social e profissional, nas áreas de jardinagem e construção civil, com o apoio de uma unidade móvel.

Ministrado pelo Senai, o programa está aliado às ações de conservação do patrimônio público por meio de cursos de capacitação. Os alunos também aprendem a fazer higienização e limpeza, manutenção e recuperação dos equipamentos públicos.

Desde a primeira turma, 4.300 pessoas já foram qualificados pelo RenovaDF – ou seja, receberam certificados e estão aptos a ingressar no mercado de trabalho.

Os alunos que fazem parte do projeto estudam quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, e têm direito a benefícios, como auxílio pecuniário no valor equivalente a um salário mínimo mensal (R$ 1.100), vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Shopping Popular de Ceilândia passa por reforma