31/05/2022 às 12:23, atualizado em 31/05/2022 às 12:25

Encontro Distrital da Agroindústria começa em 8 de junho

Com inscrições abertas, o evento vai tratar, até o dia 10, de temas como agroindústria artesanal e produção de bebidas

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

De 8 a 10 de junho, será realizada, no auditório da Embrapa Cenargen, a terceira edição do Encontro Distrital da Agroindústria. Casos de sucesso de agroindústrias locais, legislação previdenciária rural e produção de bebidas estão entre os temas que serão discutidos no evento.

[Olho texto=”“Esse é um evento sempre muito bem-avaliado, justamente por trazer um ambiente de inovação, de troca de experiências, oportunizando que vivências e informações técnicas sejam compartilhadas entre os diferentes atores da cadeia agroindustrial do DF”” assinatura=”Danielle Araújo, subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri” esquerda_direita_centro=”direita”]

O encontro é promovido pela Secretaria de Agricultura (Seagri), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape).

No primeiro dia serão abordados temas gerais relacionados às agroindústrias, como elaboração de plantas baixas, legislação previdenciária rural e atuação do Senar e do Sebrae junto às agroindústrias.

O segundo dia será dedicado à agroindústria artesanal. Haverá palestras sobre atuação da Emater junto às agroindústrias e o mercado atual da charcutaria artesanal no DF. Já o último dia será dedicado à produção de bebidas, especialmente fabricação de cerveja e de vinhos.

[Olho texto=”“Após dois anos sem a realização do evento por conta da pandemia, estamos com uma expectativa muito positiva, pois se trata de um momento único de troca de informação e conhecimento entre todos os elos da cadeia agroindustrial do DF”” assinatura=”Marco Antônio Martins, diretor da Dipova” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os interessados em participar do evento devem preencher o formulário de inscrição (acesse aqui).

Durante o evento, serão apresentados casos de sucesso de agroindústrias locais. Haverá no local uma feirinha de comercialização de produtos de estabelecimentos com registro na Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (Dipova). Confira aqui a programação completa.

Para a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri, Danielle Araújo, o objetivo é incentivar o setor no Distrito Federal. “O DF tem uma aptidão fantástica para a agroindústria”, afirmou. “A grande maioria das propriedades rurais aqui é pequena. Então, a verticalização da produção agrega muito valor à produção do campo, gerando mais empregos, renda e melhoria da qualidade de vida no espaço rural”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Danielle aproveitou para lembrar: “Esse é um evento sempre muito bem-avaliado, justamente por trazer um ambiente de inovação, de troca de experiências, oportunizando que vivências e informações técnicas sejam compartilhadas entre os diferentes atores da cadeia agroindustrial do DF”.

O diretor da Dipova, Marco Antônio Martins, destacou que nas edições anteriores do Encontro Distrital de Agroindústria a média foi de 150 participantes por dia, entre responsáveis técnicos, servidores públicos, proprietários de estabelecimentos, acadêmicos das áreas afins e interessados no tema.

“Após dois anos sem a realização do evento por conta da pandemia, estamos com uma expectativa muito positiva, pois se trata de um momento único de troca de informação e conhecimento entre todos os elos da cadeia agroindustrial do DF”, ressaltou o gestor.

*Com informações da Seagri