04/06/2022 às 14:52, atualizado em 04/06/2022 às 15:35

Sábado também é dia de combater a covid-19

Vacinação nas escolas ocorreu em Planaltina; iniciativa é realizada em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A Secretaria de Saúde segue promovendo a vacinação contra a covid-19 nas escolas do Distrito Federal. Neste sábado (4), a Escola Classe (EC) 16 de Planaltina abriu as portas para imunizar a comunidade. A ação ofereceu todos os tipos de imunizantes e contemplou os usuários do Serviço Único de Saúde, o SUS, a partir dos 5 anos.

Como recentemente as doses de reforço foram ampliadas para adolescentes – primeira dose –, maiores de 50 anos e profissionais de saúde – segunda dose –, a escola recebeu pessoas de todas as faixas etárias. A dona de casa Lídia Rodrigues, 55 anos, aproveitou para se vacinar mais uma vez. “É minha quarta dose (segunda de reforço) e eu vou tomar quantas for preciso. Não há outro jeito de se proteger a não ser tomando vacina”, garante.

Pessoas das mais diversas idades se vacinaram na Escola Classe 16 de Planaltina neste sábado (4) | Fotos: Tony Winston/Agência Saúde

O intuito de promover a vacinação em colégios aos sábados é alcançar tanto a comunidade escolar quanto a população que trabalha durante a semana. É o caso da dona de casa Ernélcia Campos, 63 anos, que levou a neta Júlia Lima, 10 anos, na EC 16 para tomar a primeira dose contra a covid-19. “Ela não tinha vindo antes por conta do horário das aulas e porque nosso dia a dia é corrido”, justifica a avó.

O pedreiro Damião Pereira levou o filho Daniel Costa, de 5 anos, para se vacinar

O pedreiro Damião Pereira, 40 anos, acordou cedo para levar o filho Daniel Costa, 5 anos, para se vacinar. “A vacinação aos sábados ajuda bastante, pois só tenho tempo livre no fim de semana”, explica. Daniel recebeu hoje a segunda dose. “Como essa doença é contagiosa, é importante prevenir toda a família”, diz o pai.

A enfermeira Maria de Lourdes Masukawa, que atua na supervisão da ação neste sábado, explica que o processo é rápido. “A pessoa entra, recebe a dose em poucos minutos e é liberada em seguida”, assegura. A profissional conta que grande parte das pessoas atendidas hoje estava recebendo o reforço – terceira e quarta doses. “A maioria hoje já sabe da importância e observou que o número de internações e óbitos diminuiu. Todo mundo vê a eficiência e eficácia da vacina.”

A vacinação nas escolas ocorre em parceria com a Secretaria de Educação. A analista de gestão educacional na Diretoria de Apoio à Saúde (Diaspe) da pasta, Carolina Lima, conta que englobar instituições de ensino na luta contra o coronavírus é uma alternativa que ajuda a imunizar cada vez mais crianças. “É um ambiente que eles já conhecem, e as escolas têm boa comunicação com pais e alunos”, explica. O diretor da EC 16, Wellington Mesquita, pontua que “a escola é o lugar de maior fácil acesso à comunidade”.

*Com informações da Secretaria de Saúde