06/06/2022 às 19:30

Caminhada ecológica celebra o Dia do Meio Ambiente

Cerca de 40 pessoas, de 7 a 76 anos, percorreram trilha de 3 km do Parque Ecológico das Copaíbas, no Lago Sul

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Cerca de 40 pessoas participaram, no domingo (5), da caminhada ambiental no Parque Ecológico das Copaíbas (Lago Sul), em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O percurso de 3 km da Trilha das Copaíbas teve início às 9h15, e foi feito em uma hora.

O grupo começou a se formar por volta das 8h. Em clima de muita confraternização, todos participaram de um lanche | Fotos: Ascom/Brasília Ambiental

A iniciativa integrou a programação da Semana do Meio Ambiente desenvolvida pelo Instituto Brasília Ambiental e pela Secretária do Meio Ambiente (Sema). No que se refere à segurança, o evento contou com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

[Olho texto=””Foi uma forma muito interessante de comemorar um dia tão especial: confraternização entre os participantes e entre o grupo e o meio ambiente”” assinatura=”Marcus Paredes, chefe da Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Instituto” esquerda_direita_centro=”direita”]

O grupo começou a se formar por volta das 8h. Em clima de muita confraternização, todos participaram de um lanche. Em seguida, houve um pequeno aquecimento e foram repassadas algumas orientações sobre a trilha, que é classificada em nível fácil a moderado.

”O público, bem diversificado, estava muito animado. Tínhamos um caminhante de 7 anos e três de 76 anos, por exemplo. Todos bem dispostos. Foi uma forma muito interessante de comemorar um dia tão especial: confraternização entre os participantes e entre o grupo e o meio ambiente”, relata Marcus Paredes, chefe da Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Instituto.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano. Essa conferência ocorreu em Estocolmo e teve como um dos principais avanços a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A data foi criada para, entre outros objetivos, mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável e promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes com relação ao uso dos recursos e das questões ambientais.

O Dia Mundial do Meio Ambiente também visa advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental