07/06/2022 às 20:09, atualizado em 07/06/2022 às 20:51

Novos servidores vão reforçar a assistência social no DF

São 48 empossados – 16 agentes e 32 especialistas de nível superior – que prestarão atendimento em unidades dos Cras, Creas e restaurantes comunitários

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Os 48 novos servidores recebidos nesta terça-feira no Centro de Treinamento e Capacitação (CTC) da Sedes fazem parte da oitava leva de nomeações de aprovados no último concurso da secretaria | Fotos: Renato Raphael/Sedes

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) anunciou nesta terça-feira (7) a lotação definitiva dos 48 servidores empossados na última leva de nomeações. A maioria deles vai trabalhar na ponta, reforçando o atendimento que é realizado para o cidadão nas unidades socioassistenciais, além dos 12 nutricionistas que serão lotados nos restaurantes comunitários.

São 16 agentes sociais e 32 especialistas de nível superior, sendo um de serviço social, 16 de direito e legislação, um de pedagogia, dois de ciências contábeis e os 12 nutricionistas.

“Eu já fui usuária da política de assistência social e eu sei como é importante esse trabalho nas unidades, diretamente com as famílias. Minha expectativa está alta também por conta disso, porque sei que vou ficar na ponta e poder contribuir muito”, comemora a assistente social Katlen Guedes dos Santos, de 26 anos.

[Olho texto=”“É impossível falar em uma prestação de serviço eficaz, que transforma vidas, se não for por meio dos servidores. Esses trabalhadores são pessoas que vão estar aqui por anos, conseguirão ter bagagem e serão o histórico da secretaria”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os novos servidores vão prestar suporte nessa retomada do atendimento por senha nos 29 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de realização de mutirões nas unidades. Em dois dias, os Cras e as sete agências do Na Hora realizaram mais de 1,4 mil atendimentos de famílias em vulnerabilidade social.

Nessa nova leva de nomeações, pela primeira vez na história da Sedes foi possível nomear especialistas em direito para todos os 12 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e nutricionistas para os 14 restaurantes comunitários do DF.

Uma dessas nutricionistas é Juliana Almeida, de 25 anos, que foi lotada no Restaurante Comunitário de Santa Maria. “Considero muito importante esse contato com o público, entender as demandas, o que eles gostariam de ter no cardápio e o que poderia ser ajustado”, enfatiza Juliana.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Esses 48 novos servidores fazem parte da oitava leva de nomeações de aprovados no último concurso da secretaria. Foram nomeados, no total, 827 novos servidores para a Sedes nos últimos dois anos, além dos 236 servidores que foram para as secretarias de Justiça (Sejus) e para a da Mulher (SMDF).

“É impossível falar em uma prestação de serviço eficaz, que transforma vidas, se não for por meio dos servidores. Esses trabalhadores são pessoas que vão estar aqui por anos, conseguirão ter bagagem e serão o histórico da secretaria”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, durante a recepção dos novos servidores em cerimônia no Centro de Treinamento e Capacitação (CTC) da Sedes.

*Com informações da Sedes-DF