08/06/2022 às 20:56, atualizado em 08/06/2022 às 22:30

Criança Feliz Brasiliense participa de evento do Ministério da Cidadania

Além do encontro regional, Campanha ABC da Primeira Infância, que faz parte do programa do GDF, passou pelo Riacho Fundo nesta quarta-feira (8)

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Esta semana foi intensa para o Programa Criança Feliz Brasiliense. O Distrito Federal recebeu o encontro regional da primeira infância promovido pelo Ministério da Cidadania e a Campanha ABC da Primeira Infância, que faz parte do programa, passou pelo Riacho Fundo.

A secretária de Desenvolvimento Social do DF e a assistente social da Sedes participaram do encontro regional para debater a primeira infância promovido pelo Ministério da Cidadania | Fotos: Renato Raphael/Sedes

Nesta quarta-feira (8), foi a vez de o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Riacho Fundo abrir as portas para receber a Campanha ABC da Primeira Infância do Programa Criança Feliz Brasiliense. Foram recepcionadas 20 mães que tiveram atendimento de saúde, por meio do atendimento da unidade móvel da Secretaria da Mulher.

Eles contaram com aferição da pressão ocular, palestra sobre os cuidados com a saúde física e mental com o médico da Secretaria de Saúde, Tiago Neiva; atendimento jurídico pela equipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de cuidados com a beleza, com as profissionais de maquiagem.

E para as crianças foram realizadas atividades e brincadeiras de pescaria, com direito a brindes. Também teve a pescaria de recicláveis, em que as crianças pescavam os itens e os direcionavam para o local correto: papel, plástico e alumínio. Além de um lanche especial em clima de festa junina.

A Campanha ABC faz parte de uma agenda internacional de cuidados e proteção da primeira infância como forma de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Evento nacional

A secretária de Desenvolvimento Social do DF, Mayara Noronha Rocha, participou nesta semana do encontro regional para debater a primeira infância com o tema “O marco legal da primeira infância e os desafios para a intersetorialidade”, promovido pelo Ministério da Cidadania.

A iniciativa – que contou com a presença de representantes do Programa Criança Feliz de todo o Centro-Oeste – foi dividida em mesas de debate acerca das políticas intersetoriais e suas respectivas iniciativas, nos níveis federal, distrital, estadual e municipal.

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Rocha, afirma: “O Criança Feliz atua nas políticas públicas fazendo a intersetorialidade com os demais órgãos, sejam estaduais, distritais ou municipais”

Durante a primeira mesa, Mayara Rocha destacou que a grandeza do Programa Criança Feliz Brasiliense vai além das atividades executadas. “O Criança Feliz Brasiliense acolhe a família e leva informações básicas para o cidadão, porém muito importantes, como procurar uma defensoria pública ou atualizar a caderneta de vacinas. Enfim, o Criança Feliz atua nas políticas públicas fazendo a intersetorialidade com os demais órgãos, sejam estaduais, distritais ou municipais”, ressaltou a gestora.

Em outra mesa, o Governo do Distrito Federal (GDF) foi representado pela assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) Kariny Alves. Ela falou como é a articulação de medidas e sistemas de proteção social para famílias com crianças na primeira infância. “Tivemos avanços consideráveis desde a implantação do programa. Porém, seguimos avançando mais no que diz respeito à intersetorialidade, pois depende da aproximação cada vez mais de políticas públicas e a integração junto com os demais órgãos da gestão”, pontuou a especialista.

“A intersetorialidade do Criança Feliz Brasiliense é um abraço com vários braços”, enfatizou a secretária do Comitê Gestor do programa, Ana Caroliny Sousa. “Aos poucos vamos integrando cada vez mais esses atores para que as políticas sejam mais eficazes e atuem em consonância e harmonia”, finalizou.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social