21/06/2022 às 17:59

Criança que colou cílios não precisa passar por cirurgia

Equipe de oftalmologia do Hospital de Base optou por tratamento com uso de pomada e compressa 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Foi muito bem-sucedido o tratamento ocular de uma criança de dois anos que colou o olho direito acidentalmente com cola de secagem rápida. O procedimento foi feito no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF).

No Hospital de Base, avaliação detectou que o problema poderia ser resolvido com tratamento conservador | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

“A paciente não possui lesão ocular e não corre risco de perder a visão em razão do incidente”, informa o superintendente do hospital, Nicolay Kircov. “O tratamento foi feito da melhor forma possível, o que é possível ser demonstrado com o excelente resultado.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante a avaliação da paciente, na semana passada, a equipe de oftalmologia do HBDF decidiu pelo tratamento conservador com uso de pomada e compressa com água morna. Nesta segunda (20), a criança retornou ao hospital e foi novamente avaliada, tendo sido internada para o corte de alguns cílios que ainda permaneciam colados.

“Por tratar-se de criança, a primeira opção de tratamento em geral é clínica, por isso tentou-se inicialmente a remoção com compressas mornas”, explica a chefe da oftalmologia do hospital, Viviane Pereira. “De forma complementar, foi necessária abordagem, sob sedação, para descolar e cortar alguns cílios. O procedimento ocorreu sem intercorrências.”

 

*Com informações do Iges-DF