21/06/2022 às 15:09

Início do inverno e tempo seco aumentam doenças respiratórias

Estação mais fria do ano começou nesta terça (21), com grande amplitude térmica e umidade podendo chegar a 30% nas horas mais quentes do dia; hidratação e roupas aquecidas ajudam a manter o corpo saudável

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Esta terça-feira (21) marca a chegada do inverno no hemisfério sul. Em Brasília, porém, os termômetros não deram muita bola para o início da nova estação. A temperatura mínima segue na casa dos 13° C, enquanto a máxima pode atingir os 28° C ao longo da semana. A umidade do ar, grande vilã da temporada de frio no Distrito Federal, pode chegar a 30% nas horas mais quentes do dia, o que demanda cuidados por parte da população.

Temperatura mais baixa acende o alerta: além de se agasalhar, população precisa se precaver contra a seca | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Saúde

Medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que a umidade máxima tem alcançado os 85% –percentual bastante confortável para os padrões candangos. A falta de previsão de chuva, no entanto, indica a aproximação do período mais crítico da seca. “Ainda não emitimos nenhum sinal de alerta, mas recomendamos que os exercícios físicos sejam evitados das 12h às 16h”, sinaliza a gerente de Proteção Comunitária da Defesa Civil, Benedita dos Santos.

[Olho texto=”“Junto às temperaturas baixas, a seca é uma das grandes responsáveis pelo aumento das doenças respiratórias causadas por vírus e alérgenos”” assinatura=”Ana Helena Germoglio, médica do Centro Especializado em Doenças Infecciosas” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Adepto da prática de atividades físicas na hora do almoço, o representante comercial Leonardo Araújo, 25 anos, precisou mudar a rotina por conta da baixa umidade. “Já comecei a sentir um desconforto nesses horários mais quentes”, conta o morador do Guará. “Passei a correr de manhã cedo, com a temperatura mais baixa. Também aumentei o consumo de água”.

Hidratação

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Uma boa hidratação é fundamental para encarar o inverno no DF. Segundo a médica Ana Helena Germoglio, do Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin),  um adulto deve ingerir cerca de quatro litros de água por dia. “Junto às temperaturas baixas, a seca é uma das grandes responsáveis pelo aumento das doenças respiratórias causadas por vírus e alérgenos”, informa.

A infectologista explica que o corpo humano reduz a produção de secreções nos períodos de baixa umidade. “Além de reter a entrada de agentes agressores em nosso organismo, essa secreção é cheia de anticorpos”, ensina. “Por isso, essa redução costuma trazer consigo um crescimento dos casos de influenza, parainfluenza e infecção por vírus sincicial [VSR], entre outras doenças”.

Usar roupas adequadas para as baixas temperaturas também ajuda a manter a imunidade em dia. Ajuda, mas não garante. Apesar de se proteger do frio com casaco, gorro, cachecol e luva, a cobradora Patrícia Silvino, 38 anos, não conseguiu escapar do resfriado. “Saio para trabalhar às 3h40, e não há roupa quentinha que dê conta do vento congelante”, garante. “O jeito agora é tomar muito chá quente. E usar máscara para proteger os outros”.