24/06/2022 às 18:23, atualizado em 25/06/2022 às 11:56

Bloqueio da Avenida Central de Taguatinga a partir deste sábado

Interdição ocorre em função das obras do túnel; trecho a ser temporariamente fechado tem 250 m de extensão e fica após o cruzamento com a Avenida Comercial

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Devido às obras do Túnel de Taguatinga, duas faixas da Avenida Central da cidade serão interditadas a partir deste sábado (25). O bloqueio vai atingir um trecho de 250 m de extensão, com início depois do cruzamento das avenidas Central e Comercial.

No sábado e na segunda-feira (27), a interdição será durante todo o dia, da 0h às 23h59, para a execução da concretagem da laje de fundo do túnel. No domingo (26) não haverá nenhum bloqueio, em função da logística e continuidade dos serviços estruturais.

Trecho a ser interditado | Foto: Divulgação

“A concretagem da laje, que chamamos de laje técnica, é um marco importante da obra”, afirma o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “Significa dizer que concluiremos a estrutura do túnel propriamente dita. Com as lajes concluídas, daremos início a novas etapas, como as instalações elétricas e os sistemas de segurança, incêndio e ventilação.”

Já de terça (28) a quinta-feira (30), os motoristas não poderão trafegar na Avenida Central das 7h às 16h, período em que será aplicada a proteção mecânica na obra. Trata-se de uma grossa camada de concreto que resguarda a manta asfáltica do túnel e garante a integridade da impermeabilização das lajes.

Em todos os dias de interdição, duas faixas permanecerão livres e haverá sinalização, com apoio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), para minimizar o impacto na trafegabilidade na região.

Maior obra viária em andamento no Brasil, o Túnel de Taguatinga vai beneficiar mais de 137 mil motoristas diariamente. O investimento é de R$ 275 milhões.