29/06/2022 às 20:45, atualizado em 29/06/2022 às 21:09

Campanha ABC leva lazer e serviços a cerca de 50 famílias da Fercal

Ação ocorreu durante a 12ª edição de programa voltado à primeira infância, realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Fercal recebeu nesta quarta-feira (29) a 12ª edição da Campanha ABC para a Primeira Infância. Cerca de 50 famílias compareceram para ter uma manhã de diversão, lazer e serviços. Inicialmente, foram recepcionadas com café da manhã e receberam orientações da Secretaria da Mulher sobre os atendimentos que estão disponíveis ao público feminino.

Equipe do Sesc fez demonstração da escovação dental correta e distribuiu kits de higiene bucal | Fotos: Divulgação/Sedes-DF

Ainda dentro da temática feminina, a equipe do Serviço Social do Comércio (Sesc) orientou as participantes sobre métodos contraceptivos e cuidados com a mama. Também fez a demonstração da escovação dental correta e distribuiu kits de higiene bucal.

Em seguida, houve a apresentação da peça Educação para o Trânsito, com o Grupo de Teatro do Detran-DF. Por meio de encenações e brincadeiras, o grupo orientou as crianças e as mães sobre a conduta segura nas vias, e também na utilização correta dos equipamentos de segurança em carros e bicicletas.

Mas a grande atração foi a apresentação do agente canino Jamal, um dócil rottweiler de 2 anos, do Batalhão de Policiamento de Cães da Polícia Militar do DF, que recebeu atenção e carinho do público e fez pose de modelo para as fotos.

[Olho texto=” “As parcerias foram fundamentais para a concretização dos eventos da Campanha ABC. Tivemos a colaboração das administrações regionais e das unidades socioassistenciais da Sedes”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“As edições da Campanha ABC são pensadas para as famílias terem um momento de lazer, de cuidado, pois a rotina diária gera cansaço. Pensamos nisso ao trazer todos os serviços para que as mães participantes do programa tenham a oportunidade de tirar um tempo de cuidado, seja para tratar da saúde feminina, seja para ter orientação de direitos e garantias”, explica a assistente social da Secretaria de Desenvolvimento, Kariny Alves.

Em todas as edições, a Campanha ABC foi realizada graças ao apoio intersetorial das demais políticas públicas e seus equipamentos e serviços. “As parcerias foram fundamentais para a concretização dos eventos. Tivemos a colaboração das administrações regionais e das unidades socioassistenciais da Sedes”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

“E também colaboraram outros órgãos do Governo do Distrito Federal, secretarias e instituições do terceiro setor. Foram mais de 600 famílias de quem pudemos ouvir suas demandas e saber das necessidades de cada território. Que possamos avançar cada vez mais com as parcerias realizadas”, completa a secretária.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Campanha ABC

Amar, brincar e cuidar são as premissas da Campanha ABC para a Primeira Infância, que coloca como prioridade a proteção e os cuidados com a criança para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Unicef.

Executado pela Sedes, o Programa Criança Feliz Brasiliense acompanha e visita gestantes e crianças de até 6 anos de idade. As normativas do programa são voltadas para o fortalecimento de vínculos familiares e para o desenvolvimento integral da criança, além de aderir aos termos nacionais do Ministério da Cidadania e internacionais da ONU.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF